Um inquérito recente feito pelo Centro Palestiniano de Pesquisa Política e de Opinião Pública às populações palestinianas em Gaza, Judeia e Samaria revela que mais de metade acha que a decisão de perpetrar o 7 de Outubro foi correcta.
Esta recente sondagem foi realizada já depois da entrega dos reféns israelitas vivos em troca de criminosos libertados de prisões israelitas, e colheu as opiniões de 1.200 palestinianos que residem naquelas regiões.
Segundo os dados obtidos, 53% dos palestinianos inquiridos acham correcta a decisão do Hamas de lançar o 7 de Outubro. A satisfação pela actuação em geral do Hamas é de 60% (66% na Judeia e Samaria e 51% na Faixa de Gaza). Quando questionados sobre qual o partido político que apoiariam, 35% votariam pelo Hamas, 24% pela Fatah e 32% afirmaram não saber em quem votariam ou que não votariam em nenhum.
Se as eleições "legislativas" palestinianas fossem realizadas hoje, com todas as forças a participar, 44% votariam pelo Hamas, 30 pela Fatah, 10% em outros partidos e 16% mostraram-se indecisos. Numa hipotética corrida presidencial entre o chefe máximo do Hamas (Khalid Mishal) e o actual chefe da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, o primeiro recolheria 63% dos votos, contra 27 do Abbas.
O inquérito revela ainda que o apoio ao Hamas cresceu nestes 2 últimos anos desde o início da guerra.
Em relação ao plano de paz fomentado por Donald Trump, cerca de 47% estão a favor, contra 49% que expressaram oposição. A maioria expressou ainda o apoio à continuação da presença do Hamas na Faixa de Gaza.
É isso. Não se pode confiar nessa gente.
Shalom, Israel!

Sem comentários:
Enviar um comentário