quarta-feira, dezembro 20, 2006

ENCONTRO SECRETO ENTRE OLMERT E O REI DA JORDÂNIA


Num encontro secreto realizado ontem no palácio real de Aman, na Jordânia, o primeiro-ministro israelita Olmert e o rei da Jordânia, Abdullah, discutiram os recentes desenvolvimentos na região, incluindo a situação entre os palestinianos e a possibilidade de se reatarem as negociações para a paz.
Olmert fez-se acompanhar de um conselheiro político, de um adjunto militar e de um secretário de estado. Mais de 2 horas foram usadas nos 2 encontros havidos entre as duas delegações.
Durante a reunião, o rei Abdullah expressou a sua preocupação com a situação actual da Autoridade palestiniana, muito em particular com os esforços do Hamas para dominar a situação, acrescentando que os moderados deveriam ser mais apoiados e os extremistas bloqueados, urgindo Olmert a se encontrar com Abbas para abordarem a questão dos "2 estados". O rei Abdullah, considerado um moderado, avisou também do perigo de se tomarem decisões unilaterais, aconselhando os Estados Unidos a investirem mais no "processo de paz".
Apesar da pressão continuamente sofrida por Israel por força do terrorismo, ainda existe alguma réstea de esperança e de bom senso na região, esperando-se que a voz do rei Abdullah não "caia em saco roto", mas que seja ouvida e seguida pelas nações árabes vizinhas, como é o caso da Síria e do Irão.
Shalom, Israel!


Sem comentários: