segunda-feira, dezembro 25, 2006

NATAL EM BELÉM, FOGUETES TERRORISTAS E DESEJOS DO PAPA...


Apesar das circunstâncias contrárias não encorajarem grandes celebrações, BELÉM "abriu as portas" aos muitos milhares de turistas e peregrinos que ali quiseram estar para comemorar o nascimento do Salvador Jesus.
Com a presença do presidente Abbas, num discurso de "paz", do patriarca da "Terra Santa", muitos dos turistas presentes acharam o ambiente "surreal."
Apesar de tudo, ainda foi possível ver
bandas musicais, desfiles de escuteiros palestinianos, marchas pela cidade, etc. A praça da manjedoura e imediações foram decoradas com neons e no palco tocaram várias bandas, enquanto um grande écran fazia passar as imagens de bandeiras e de líderes palestinianos.
Numa cidade palestiniana como Belém, onde a minoria cristã continua a sofrer a pressão dos muçulmanos, tendo muitos abandonado a cidade onde Cristo nasceu, constituindo a comunidade cristã menos de 20% da população, o presidente da câmara local ainda conseguiu trazer alguma esperança: "Com toda esta opressão, tensão económica, física e psicológica, estamos aqui desafiando todos estes obstáculos e estamos a celebrar o Natal para que ponhamos alegria nas faces das nossas crianças e alegria nos habitantes de Belém."
À noite já a praça se enchia, tendo o Ministério do Turismo de Israel previsto que 18 mil turistas entrassem na cidade nesta altura, contra os 16 mil do ano passado, mas muito abaixo das dezenas de milhar que alí afluíam na década de 90.
Entretanto, o encontro entre Olmert e Abbas poderá oferecer algumas esperanças para um futuro acordo de paz e cooperação entre ambas as partes.
Parece que na Faixa de Gaza o Natal não é muito celebrado, uma vez que os terroristas continuam diariamente a disparar foguetes contra Israel, num claro desrespeito pelo acordo firmado há semanas atrás. Hoje, "a gota de água" que faz transbordar a paciência de Israel foi o disparo de um foguete que caiu numa zona estratégica em Askhelon. As reacções são unânimes em Israel: de todos os sectores ouvem-se apelos a que o governo intervenha, uma vez que os terroristas não sabem respeitar os acordos. Alguma vez souberam respeitar?
Entretanto, num discurso proferido há momentos, Bento XVI, comunicou o seu grande desejo de visitar a "Terra Santa" tão logo as condições o permitam...
2007 será certamente um ano de grandes expectativas. Esperamos que Israel consiga superar os grandes obstáculos e ameaças à paz que diariamente tem de enfrentar.
Shalom, Israel!

Sem comentários: