sexta-feira, maio 29, 2009

HOJE É O DIA DO SHAVUOT - "PENTECOSTE"

Desde o pôr de sol de ontem até ao de hoje é celebrada a Festa do Shavuot - ou das "Semanas" - constituindo uma das três peregrinações anuais festivas dos judeus em tempos bíblicos.
Esta Festa é de suprema importância, pois se celebra nela a dádiva no Monte Sinai da Torah (Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio), os Livros mais sagrados do Judaísmo, 7 semanas após o êxodo do povo de Israel desde o Egipto.
A palavra Shavuot significa literalmente "Semanas", e este dia celebra-se exactamente 7 semanas após o primeiro dia da Páscoa.
Esta celebração está especificada em Êxodo 34:22 e Deuteronómio 16:10. Após um jantar festivo, muitas pessoas costumam ficar a noite toda lendo textos da Torah - expressando a alegria pelo recebimento da Palavra.
As orações da manhã deste dia incluem cânticos e a leitura do Livro de Rute. Este era também celebrado como o dia dos "primeiros frutos", ou "primícias", pois assinalava o fim da colheita da cevada e o início da colheita do trigo. Os agricultores traziam os primeiros frutos ao Templo de Jerusalém (Deuteronómio 26:1-11) onde ofertas especiais eram também apresentadas (Números 28:26-31).
Foi exactamente durante esta celebração que há quase 2 mil anos atrás o Espírito Santo de Deus foi derramado sobre a Sua Igreja, em Jerusalém, dando origem ao projecto de Deus para o Seu Filho - a Igreja.
É portanto uma Festa a celebrar tanto por Judeus como por Cristãos, pois em ambas se assistiu à revelação e visitação de Deus ao Seu povo!
Shalom, Israel!

Sem comentários: