sexta-feira, maio 01, 2009

TÚMULO DE EZEQUIEL VAI SER RESTAURADO NO IRAQUE

As autoridades iraquianas lançaram um projecto para renovar o interior do túmulo do profeta Ezequiel na pequena cidade de Kifl, a sul de Bagdade, e o Ministério do Turismo e Antiguidades do país disse que espera poder eventualmente reparar e renovar outros locais judaicos por todo o país.
"O ministério está preocupado com toda a herança iraquiana, seja judaica ou cristã ou de qualquer outra religião" - informou o porta-voz do ministério, Abdelzahra al-Talaqani. - "Os planos actuais não incluem as sinagogas em Bagdade, Basra, Mosul e Fallujah, por causa da falta de verbas, mas penso que serão incluídas em futuros planos."
A comunidade judaica no Iraque já foi uma das maiores e mais proeminetes de todo o Médio Oriente.
Mas depois do estabelecimento de Israel na sua terra, mais de 120.000 judeus iraquianos partiram para Israel nos anos 50, numa operação clandestina denominada "Operação Esdras e Neemias".
Do lado exterior do memorial do profeta Ezequiel - que acompanhou os judeus no cativeiro babilónico no século 6º a.C. - encontra-se um minarete em tijolo construído no século 14, enquanto que o interior está construído em forma de sinagoga, com velhas arcas de madeira que costumavam conter os rolos da Torah e os restos de uma Mehitza - um separador de homens e mulheres.
Nas paredes interiores vê-se escrita hebraica sob um domo com desenhos florais ilâmicos da era medieval.
Até meados do século 20, cerca de 5.000 judeus costumavam visitar o túmulo na época da Páscoa. O local tinha sido protegido por Saddam Hussein como lugar sagrado.
Supõe-se que também se encontrem pelo Iraque os túmulos de Daniel, Esdras, Naum e Jonas.
Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

A bíblia é demais!! cada dia eu amo mais a palavra do Senhor!