sábado, maio 16, 2009

LOCAL DO BAPTISMO DE JESUS ABERTO AO PÚBLICO

Pela primeira vez depois da Guerra dos Seis Dias em 1967 é agora possível visitar-se o local verdadeiro onde Jesus foi baptizado no rio Jordão sem ter de se reservar antecipadamente. Esta concessão funcionará até ao próximo dia 22 de Maio, pelo que se espera uma grande afluência ao local que o próprio papa visitou na sua recente deslocação a Israel, e que fica muito próximo da cidade bíblica de Jericó.
Qasr al-Yahud é o nome dado a este lugar, e a Autoridade para os Parques e Natureza de Israel espera poder em breve abri-lo definitivamente para os turistas.
As dificuldades em obter permissões para chegar a este lugar têm a ver com questões de segurança, uma vez que está situado exactamente na fronteira entre Israel e a Jordânia. Quem como nós já ali esteve, lembrará que quando descemos ao rio Jordão do lado israelita encontramos soldados jordanos na outra margem do rio.
Este local situado a cerca de 10 kms de Jericó é de grande significado tanto para judeus como para cristãos, e está em terras pertencentes às igrejas cristãs. Foi por aqui que o povo de Israel atravessou a seco o rio Jordão em direcção à Terra Prometida após 40 anos de peregrinação pelo deserto (Josué 1:2). Aqui foi também Jesus baptizado por João Baptista, tendo o Espírito Santo descido sobre Ele em forma de pomba.
Todos os meses de Janeiro milhares de peregrinos deslocam-se ao local para celebrações epifânicas e na altura da Páscoa vários milhares de cristãos vêm a esta parte do rio Jordão para serem baptizados.
Shalom, Israel!


Sem comentários: