quarta-feira, agosto 11, 2010

NOVOS MEDICAMENTOS PODEM TRAVAR O CÂNCER

Pesquisadores na Universidade de Tel Aviv estão desenvolvendo uma nova família de medicamentos que poderão fornecer tratamento preventivo para o cancer, ou transformar um cancer já existente numa doença crónica com a qual se poderá viver durante anos.
Os detalhes desta pesquisa conduzida pelo laboratório do Dr. Ronit Satchi-Fainaro, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia na Escola de Medicina Sackler serão publicados na edição de Setembro do jornal FASEB - "O Jornal da Federação das Sociedades Americanas para a Biologia Experimental".
O estudo baseia-se na ideia de que os médicos podem impedir que um tumor cancerígeno cresça mais ao estragar o processo da angiogenesis - a formação de novos vasos sanguíneos que fornecem oxigénio e nutrientes ao tumor maligno.
Os pesquisadores testaram a eficácia dos transportadores poliméricos inovadores preparados para levar a medicação directamente às células cancerígenas. Desta forma, a medicação não danifica os tecidos saudáveis e a quantidade de medicação requerida é significativamente reduzida, tal como os seus efeitos colaterais.
O Dr. Satchi-Fainaro informou que este tipo de tratamento pode revolucionar a terapia para o cancer. Pessoas que ainda não estejam enfermas mas que tenham uma alta probabilidade de ter cancer - tal como ex-pacientes cancerosos ou portadores de certas mutações genéticas - poderão receber tratamento preventivo. Em pessoas já cancerosas, a medicação irá manter o tumor num estado de "hibernação", transformando o cancer numa doença crónica que pode ser gerida por muitos anos, mantendo-se ao mesmo tempo uma alta qualidade de vida.
Israel já nos habituou a estas bênçãos nos vários campos da ciência, seja na medicina, na agricultura, biologia ou na nanotecnologia! E certamente que este desenvolvimento na luta contra esta temível doença, ao ser posto em prática, poderá abençoar o mundo de milhões de seres humanos! Nada a que Israel já não nos tenha habituado...
Shalom, Israel!

Sem comentários: