quarta-feira, dezembro 28, 2011

MAIS UMA INOVAÇÃO ISRAELITA NO CONTROLE ÀS PESTES AGRÍCOLAS

Há muitas razões para o fantástico sabor dos produtos agrícolas de Israel, todos eles contribuindo para as receitas ganhas através da exportação dos saborosos e coloridos frutos e legumes para os mercados europeus e norte-americanos ao longo do ano inteiro.
A última inovação dos cientistas israelitas no Ministério da Agricultura pode agora acrescentar uma outra razão para os que, em atenção à sua saúde, decidem importar produtos frescos do estado judaico.

Cientistas israelitas acabaram de desenvolver uma nova tecnologia para o controle das pestes e que é amiga do ambiente, usando óleo alimentar para repelir as doenças, os insectos, os fungos e as pestes agrícolas. Mais ainda, essa tecnologia é também comprovadamente eficaz na prevenção prévia de doenças nas plantas, tornando-a útil na prevenção de futuras doenças e lesões antes que a planta seja atacada.
O cientista responsável por este estudo é o Dr. Shmuel Gan-Mor, do Instituto de Engenharia na Administração de Pesquisa Agrícola do Ministério da Agricultura de Israel. Gan-Mor produziu com sucesso uma emulsão feita a partir de óleo alimentar destinada a aspergir através de spray diversos tipos de colheitas, em substituição aos pesticidas químicos. Algumas das produções agrícolas que se observou terem beneficiado do tratamento incluíram tomates, zuccinis, pimentos e outros.

O material base utilizado no projecto para produzir a emulsão em spray foi um óleo relativamente barato, custando apenas cerca de um dólar por litro. Além disso, segundo os cientistas envolvidos no estudo, não foram necessárias grandes quantidades, à semelhança dos pesticidas, devido à sua potência.
Gan-Mor descobriu que a emulsão era eficaz no combate às doenças, insectos, fungos e pestes agrícolas como ácaros, sternorrhyncha, míldio e outras. Além disso, a emulsão é também um excelente preventivo para futuras lesões e doenças das plantas.
Além de ser uma solução amiga do ambiente e do homem, a emulsão tem muitas vantagens comparativamente  aos sprays habituais. Conserva-se bem em temperatura ambiente e ao contrário de outros pesticidas não requer preservativos adicionais.
É também muito mais barata, devido ao seu baixo custo, não sendo tampouco necessárias grandes quantidades. Segundo o Ministério da Agricultura, "o sucesso do seu efeito no controle das pestes mantém-se durante toda a estação agrícola e os insectos não desenvolvem resistência à emulsão, como é o caso de outros sprays".E em acréscimo, o Ministério informou ainda que "a emulsão não contém traços de pesticidas, é seguro para se usar e não requer 'dias de espera' antes da colheita".

Parabéns, Israel! Mais uma inovação para abençoar não só a nação, mas certamente o mundo inteiro. Como sempre, os cientistas israelitas estão na vanguarda da investigação que beneficia até os seus próprios inimigos! Assim é Israel!
Shalom!

Sem comentários: