segunda-feira, dezembro 05, 2011

CRISTÃOS EGÍPCIOS - UMA ESPÉCIE EM VIAS DE EXTINÇÃO

Não são só os israelitas os mais propensos à preocupação com a vitória dos islamistas no Egipto, mas também os cristãos, que temem agora pela sua sobrevivência num país controlado pelo radicalismo islâmico...
A Igreja Copta, normalmente afastada da política, instruiu os seus seguidores a votarem em partidos liberais e de esquerda apoiados por magnatas cristãos.
Receios quanto ao futuro empurraram os cristãos em massa para as filas de voto na semana passada, na primeira ronda de eleições parlamentares, que a "Irmandade Muçulmana" e os ainda mais radicais partidos islâmicos salafistas ganharam com 60% dos votos.
"Estamos votando nos partidos liberais como forma de sobrevivência" - confessou Farid George à Associated Press, acrescentando - "O Egipto é o nosso país. Os meus filhos cresceram aqui e é aqui que eu irei morrer". Se ele morrer no Egipto, a questão é se isso acontecerá de forma natural. Nos últimos anos os fundamentalistas islâmicos já mataram dezenas de coptas.
Os cristãos já habitavam o Egipto antes do surgimento do Islão no 7º século, e actualmente são dez por cento da população. Muitos estão a preparar-se para sair do país, especialmente depois da saída do ex-presidente Hosni Mubarak do governo no início deste ano.
Al-Qis Baki Sadaqa, chefe da Igreja Anglicana, falou à Associated Press: "Não são só os cristãos que estão em perigo, mas também os muçulmanos moderados".
A chamada "primavera árabe" pode parecer aos olhos de muitos como o início da democracia nos países do Norte de África, mas a realidade é que aquilo que essa "primavera" irá trazer será certamente um pesado "inverno" para muitos milhares de cristãos que até agora ali viviam com relativa liberdade.
Mais um sinal dos tempos...
O meu Shalom vai para todos os meus irmãos no Egipto, Líbia, Yemen, Tunísia, Iraque, Irão, Síria, Líbano, etc. que estão pagando um elevado preço pela sua fé.









Sem comentários: