quarta-feira, março 21, 2018

BASTARAM 3 MINUTOS PARA ISRAEL DESTRUIR O REACTOR NUCLEAR DE ASSAD

Depois de mais de uma década de silêncio, Israel veio finalmente reconhecer que a sua Força Aérea destruiu o reactor nuclear sírio na madrugada de 5 para 6 de Setembro de 2007.
Construído pela Coréia do Norte, o reactor foi montado para produzir plutónio como material para o fabrico de bombas atómicas. 

IMAGEM DO REACTOR SÍRIO DESTRUÍDO - ANTES (ESQUERDA)
E DEPOIS DO ATAQUE (DIREITA
Uma hora antes da meia noite do dia 5 de Setembro de 2007, 8 caças F-15 e F-16 descolaram das bases aéreas de Hatzerim e Ramon, no sul de Israel, voando silenciosamente na direcção do seu alvo. Protegidos por sistemas electrónicos sofisticados que baralharam os sistemas de defesa sírios, os aviões israelitas não tiveram dificuldades em descarregar toneladas de explosivos sobre os alvos, os quais estavam camuflados sob a capa de um terreno agrícola, e puderam confirmar visualmente que, em três minutos, o alvo ficou completamente arrasado. 

O perigo de haver um vizinho árabe inimigo de Israel a conseguir a bomba apocalíptica foi inteiramente removido naqueles 3 minutos.
Regressando da sua missão, os pilotos trocaram entre si a palavra código "Arizona", confirmando que a operação tinha sido um sucesso.

Todo o governo, liderado pelo então primeiro-ministro Ehud Olmert, pelo ministro da Defesa Ehud Barak e a liderança militar em conjunto, todos respiraram de alívio com a confirmação das notícias.
A operação "Fora da Caixa" tinha sido um sucesso.
A operação não foi celebrada e foi mantida durante vários anos sob total descrição.

PILOTO SOB A BORDO DE UM CAÇA F-15, POUCO
ANTES DA OPERAÇÃO DE DESTRUIÇÃO DO REACTOR SÍRIO
UM GRANDE FEITO
A destruição do reactor nuclear do presidente sírio Bashar Assad constitui uma das mais importantes e mais sensíveis conquistas militares de Israel destes últimos anos.
A descoberta da existência do reactor não se deveu no entanto à desenvolvida espionagem israelita. De facto, ninguém em Israel sabia o que se estava a passar "debaixo do seu nariz." E, no entanto, a Síria estava a semanas de iniciarem a produção de material altamente radioactivo.
O reactor encontrava-se nas imediações da cidade de Deir Ezzor, a maior da Síria oriental, que seria capturada pelo Daesh em 2014 e mantida sob seu domínio durante cerca de 3 anos. Imagine-se o que seria ver os terroristas a tomarem conta de um reactor nuclear...

REACTOR NUCLEAR SÍRIO ANTES DE SER TAPADO COM CIMENTO
UMA DESCOBERTA "CASUAL"...
A descoberta do reactor aconteceu por um acaso em que mais uma vez Israel contou com a sua eficiente Mossad e o descuido fatal dos seus inimigos. 
Em Março de 2007, os serviços secretos israelitas conseguiram penetrar dentro do quarto de hotel em Viena, Áustria, onde Ibrahim Othman, o responsável pelas aspirações nucleares da Síria, estava instalado. Ibrahim tinha acabado de sair ara jantar, tendo por descuido deixado o seu computador portátil dentro do quarto. Analisando o computador, os israelitas conseguiram aceder a um conjunto de fotografias e documentos que confirmaram que a Síria estava mesmo a construir um reactor nucelar em Deir ez-Zor, estando a ser para tal apoiada pela Coréia do Norte, então liderada pelo ditador Kim Jong-il.
Confirmadas as suspeitas, o governo de Olmert comunicou a ameaça ao então presidente norte-americano George Bush, o qual recusou intervir na Síria, alegando estar completamente envolvido no Iraque e no Afeganistão, "não desejando abrir uma terceira frente."
No entanto, o presidente Bush não se opôs a uma intervenção israelita, sendo isso interpretado por Olmert como uma luz verde para avançar com a operação aérea.
A Síria tem mantido um silêncio sepulcral sobre este assunto. Obviamente que não quis admitir que estava a violar severamente os acordos internacionais. Muito menos quis admitir publicamente a sua vulnerabilidade perante Israel. 

UM SÉRIO AVISO AO IRÃO...
À medida que os detalhes desta fantástica operação vão sendo revelados, não têm faltado os avisos aos inimigos de Israel, especialmente o Irão, que tem constantemente ameaçado a própria existência do estado judaico. 
O ministro da Defesa Liberman enviou um recado aos inimigos: "As Forças de Defesa de Israel estão ainda mais fortes..." O ministro para os Serviços Secretos, avisou também: "Israel nunca permitirá que países como o Irão...venham a ter armas nucleares."

Shalom, Israel!



Sem comentários: