terça-feira, fevereiro 19, 2019

MILHARES DE FRANCESES DESFILAM NAS RUAS CONTRA O ANTISSEMITISMO, HORAS DEPOIS DE 80 TÚMULOS JUDAICOS TEREM SIDO PROFANADOS NA FRANÇA


A França acordou esta manhã com mais uma abominável demonstração gratuita do antissemitismo latente na sociedade, um condenável fenómeno que tem vindo a chamar a atenção do mundo, e que leva milhares de franceses a desfilarem esta tarde um pouco por toda a França, em protesto contra o antissemitismo e o preocupante crescimento do mesmo na população gaulesa.

80 TÚMULOS PROFANADOS

Cerca de 80 túmulos foram profanados com desenhos da suástica na povoação francesa de Quatzemheim, perto da cidade de Estrasburgo, um ataque já classificado pelo ministro francês para o Interior como "repugnante."

CRESCIMENTO GALOPANTE DO ANTISSEMITISMO
A França abriga a maior comunidade judaica do mundo, logo a seguir aos Estados Unidos da América. Na fim de semana passado assistiu-se a um ressurgimento deste fenómeno com um inusitado jorrar de discursos de ódio lançado contra o proeminente filósofo judeu Alain Finkielkraut durante uma manifestação de protestos anti-governamentais dos "coletes amarelos."
Este assalto surgiu poucos dias depois de o governo francês ter reportado um galopante crescimento dos actos antissemitas na França durante o ano passado, num crescimento de 74% face ao ano anterior.

"UM ATAQUE À REPÚBLICA"
Numa conferência de imprensa realizada esta manhã em Paris, o presidente Macron afirmou que "de cada vez que uma pessoa francesa, pelo facto de ser judeu ou judia, é insultada e ameaçada - ou pior ainda: ferida ou morta - toda a República é atacada."
Macron já visitou entretanto o cemitério judaico vandalizado esta noite.

MARCHAS DE PROTESTO
Tanto em Paris como em muitas outras cidades estarão nesta hora a ser realizadas marchas de protesto contra o antissemitismo. Os antigos presidentes Francois Hollande e Nicolas Sarkozy são também esperados nas manifestações pelas ruas de Paris no final desta tarde. O actual primeiro-ministro Edouard Philippe estará representando as autoridades na manifestação de hoje da famosa Praça da República. Para além das marchas, o presidente da Assembleia Nacional Richard Ferrand e o líder do Senado, Gerard Larcher, guardarão um momento de silêncio junto ao Memorial da Shoah em Paris. 
Ainda que não estando presente nas marchas, o presidente Macron estará proferindo um discurso durante o jantar anual da maior associação judaica do país.

Nas palavras do primeiro-ministro  na entrevista à Revista L'Express, "o antissemitismo está profundamente enraizado na sociedade francesa. Gostaríamos de pensar de outra forma, mas é um facto. Temos de estar totalmente determinados, eu diria até quase enraivecidos, no nosso desejo de lutar, com uma clara consciência de que esta luta é antiga e irá durar por muito tempo."

Shalom, Israel!

Sem comentários: