quinta-feira, junho 20, 2019

ISRAEL CAPTUROU UM ESPIÃO JORDANO QUE TENTAVA MONTAR UMA REDE DE ESPIONAGEM IRANIANA EM ISRAEL

Seguindo informações hoje divulgadas, os serviços secretos israelitas "Shin Bet" acusaram um indivíduo jordano de estar a trabalhar a favor do Irão para o estabelecimento de uma rede de espionagem e o envio de fundos para os terroristas palestinianos.
As forças israelitas detiveram em Abril passado um jordano colaborador do Irão que tentava estabelecer uma rede de espionagem no território israelita.
O homem de negócios Thaer Shafut, de 32 anos, foi enviado para os territórios israelitas da Judeia e Samaria no ano passado "por parte dos serviços secretos iranianos, para levar a cabo missões designadas a estabelecer uma rede em Israel, a qual seria utilizada para encobrir operações ao serviço dos iranianos" - informou o Shin Bet.
Segundo os serviços secretos, este indivíduo entrou em território israelita em Julho/Agosto de 2018 após ter recebido instruções em árabe por parte de dois operacionais iranianos no Líbano e na Síria, identificados pelos nomes de Abu Sadek e Abu Jaffar. Esses encontros terão continuado ao longo do ano passado e também já neste ano.
A ideia era montar operações alegadamente comerciais como cobertura para outras bem mais perigosas, a favor do Irão, um declarado inimigo de Israel.
O indivíduo recebeu instruções para "recrutar espiões que ajudariam a recolher informações para os interesses iranianos."
Segundo o Shin Bet, Shafut era também visto pelos iranianos como um meio através do qual seriam canalizados fundos para operacionais terroristas a actuar em Israel. O Irão ajuda a financiar as operações do grupo terrorista da Jihad Islâmica Palestiniana, bem como do Hamas.
Shafut foi detido em Hebron já em Abril passado, mas só hoje é que os serviços militares permitiram a divulgação.
O indivíduo já foi levado a prestar declarações num tribunal israelita em 10 de Junho, sabendo-se que mantinha contactos com os iranianos através de um dispositivo de comunicações encriptado.
O plano deste malfeitor era, após estabelecer em Israel uma base para a rede de espionagem, viajar ao Irão para ali completar o seu treinamento como agente secreto e formar-se num treinamento avançado relacionado com espionagem. Shaffut planeava abrir uma fábrica na Jordânia que empregaria muçulmanos xiitas que actuariam como "uma âncora para futuras actividades iranianas em território israelita."
Meio milhão de dólares estavam previstos para o arranque deste empreendimento, com a promessa de "muito mais dinheiro no futuro, conforme o necessário para estabelecer esta base de operações."

Felizmente, os planos deste terrorista foram gorados pela inteligência israelita e as sua capacidade de antecipar os passos daqueles que visam a destruição do estado de Israel.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Jairo Vasconcellos. disse...

Parabéns ao serviço secreto pelo bom trabalho, não só em território Israelense, incontáveis serviços a diversos países, a favor da paz!
Shalom Israel!!!