11 anos depois da data prevista e com um orçamento duplicado em relação ao valor inicialmente estimado, foi hoje oficialmente inaugurado o comboio de alta velocidade que ligará as duas maiores cidades de Israel: Jerusalém e Tel Aviv.
A ligação tem uma extensão de 57 quilómetros e levará 28 minutos a ser realizada nestes novos comboios. O custo final duplicou, o que não admira, tendo em conta que o trajecto incluiu a construção de 9 pontes e cinco túneis.
A linha começará a operar regularmente no próximo Sábado à noite, logo depois do fim do Shabbat.
Há pouco mais de 3 semanas pude pessoalmente visitar a grandiosa estação em Jerusalém, a 80 metros de profundidade, algo impressionante pela sua modernidade e eficiência. Esta estação passou a ser uma das 5 mais profundas em todo o mundo, servindo também como abrigo anti-nuclear.
"Esta é uma celebração!" - afirmou o ministro para os Transportes de Israel Bezalel Smotrich, acrescentando: "Vivemos numa realidade complicada, e podemos ficar orgulhosos em dias como este."
A nova linha foi oficialmente inaugurada hoje com a presença do ministro para os Transportes e do ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz.
O ministro Katz, na altura o mentor do projecto, revelou a razão que o levou a escolher o nome da linha como "Linha do Rei David", alegando que a linha liga à capital, o antigo assento do segundo rei de Israel, o rei David, conectando a capital ao resto do país.
Shalom, Israel!
1 comentário:
Maravilha! parabéns!
Enviar um comentário