quarta-feira, fevereiro 26, 2025

COMOÇÃO NACIONAL NO FUNERAL DE SHIRI, ARIEL E KFIR BIBAS


Muitos milhares de israelitas assistiram nas bermas das estradas e ruas ao cortejo funerário que levou as 3 vítimas dos bárbaros assassinatos dos terroristas palestinianos em Gaza. A comoção foi nacional, como há muito não se via. O brutal assassinato desta mãe e das duas crianças (uma delas bébé) comoveu não só Israel como o mundo civilizado, gerando ondas de solidariedade manifesta com projecções cor de laranja em vários monumentos espalhados pelo mundo fora.


Os 3 cadáveres foram sepultados dentro da mesma urna, dessa forma permanecendo juntos e agarrados uns aos outros como sempre estiveram. O sepultamento foi num cemitério próximo ao kibbutz Nir Oz de onde foram sequestrados no fatídico 7 de Outubro. 


"Eles permanecerão juntos e próximos, tal como Shiri enlaçou sempre os filhos, incluindo naquele maldito dia"
- afirmou a MC do funeral realizado esta manhã. Ela referia-se obviamente ao pungente video exibindo uma Shiri traumatizada apertando os seus filhinhos contra o peito à medida que a multidão dos terroristas os arrastava de casa para fora. As imagens tornaram-se simbólicas do horror dos ataques, selando a sua sina na consciência nacional. 

Apesar de o funeral ter sido um evento privado, com as autoridades e público em geral afastados do mesmo, foi mesmo assim transmitido ao vivo por video retransmitido por todos os principais canais de comunicação social israelitas. 


A procissão do funeral iniciou-se na cidade central de Rishon Lezion, onde os corpos foram preparados para o enterro. Dezenas de milhares de pessoas ajuntaram-se ao longo das estradas e ruas ao longo dos 60 quilómetros que separam esta cidade do cemitério onde se deu o sepultamento. Muitas pessoas vestiam de laranja e carregavam balões da mesma cor, em tributo aos cabelos claros de Ariel e Kfir. 


Numa mensagem comovente, Yarden Bibas lembrou a esposa e filhos, tendo a seu lado a sua irmã Ofri. Yarden foi também levado como refém, contudo libertado no início deste mês como parte do acordo com o Hamas: "Shiri, isto é o mais próximo que estou de ti desde o 7 de Outubro, e não posso beijar-te ou abraçar-te, e isso está a dar cabo de mim!" - desabafou o agora viúvo Bibas, pedindo ainda desculpa à esposa e filhos por não ter sido capaz de os salvar dos terroristas, apesar de ter lutado com eles. 


"Lamento não vos ter protegido a todos" - lamentou. 

"Protege-me de más decisões. Escuda-me de coisas más e protege-me de mim mesmo. Guarda-me, para que não me afunde na escuridão. Mishmish, eu amo-te!"

Dirigindo-se a Ariel, proferiu estas palavras: "Fizeste de mim um pai. Transformaste-nos numa família. Ensinaste-me sobre o que realmente conta na vida, e sobre responsabilidade."

Falando a Kfir, disse: "Eu não pensava que que a nossa família pudesse ser mais perfeita, e então tu vieste e fizeste-a ainda mais perfeita."

Sem mais palavras. A comoção é forte demais...

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

Terrível o que aconteceu com eles