Milhares de famílias palestinianas de Gaza começaram hoje a receber pacotes com bens alimentares essenciais distribuídos por uma agência norte-americana sob o controle de vigilância operado por Israel.
Três dos centros de distribuição estão localizados na área de Tel Sultan, na zona sul de Rafah, ao passo que o quarto está localizado na área do corredor de Netzarim, a sul da cidade de Gaza. Os dois locais de distribuição que hoje começaram a funcionar estão em Rafah.
"O estabelecimento dos centros de distribuição teve lugar durante estes últimos meses, ajudados pela estrutura política de Israel e em coordenação com o governo dos EUA" - informaram as IDF no seu primeiro comentário oficial sobre o projecto.
"Este processo coincidiu com um diálogo em curso e cooperação com as IDF, através do comando sul da COGAT, bem como de organizações internacionais de ajuda, a Fundação Humanitária de Gaza e a companhia de segurança civil americana."
As IDF dizem que "continuarão a facilitar assistência humanitária na Faixa de Gaza, ao mesmo tempo que fazendo todos os esforços para assegurar que a ajuda não vá parar às mãos da organização terrorista do Hamas."
Já circulam entretanto videos nas redes sociais exibindo residentes de Gaza a dirigirem-se para os centros e saindo com caixas de comida. Está a assistir-se a uma grande frequência. Espera-se que até ao final desta semana a ajuda possa já ter alcançado cerca de 1 milhão de pessoas, mais ou menos metade da inteira população do enclave.
Cada caixa contém embalagens com arroz, feijão, farinha, óleo, sal e alguns legumes em conserva.
Numa notícia de última hora fala-se de milhares de palestinianos a invadirem um dos centros de distribuição, com forças norte-americanas ou das IDF a dispararem tiros para o ar visando dispersar a multidão. Fala-se também que no meio da confusão as forças de segurança dos EUA teriam abandonado os espaços.
Shalom, Israel!
Sem comentários:
Enviar um comentário