quinta-feira, novembro 02, 2006

MANOBRAS MILITARES NO IRÃO


Numa clara demonstração de força (leia-se: provocação), o Irão entrou no jogo perigoso de tentar assustar Israel e revelar o seu completo desprezo pelas regras e normas de conduta internacionais. Numa altura em que se exige um completo e definitivo fim para o programa de enriquecimento do urânio para fins nucleares, o Irão desafia tudo e todos, lançando hoje para o ar o "melhor" do seu sofisticado armamento, neste caso, mísseis balísticos de longo alcance.
Torna-se assim claro que o Irão não tem tempo a perder na sua corrida para a destruição da pouca esperança que ainda existia na mente de alguns. Espero que alguns "pacifistas" europeus comecem agora a abrir os olhos e a entender o Irão e o seu presidente por aquilo que realmente eles são: uma ameaça à paz mundial.
Os jogos de guerra, denominados "Grande Profeta", iniciaram-se hoje, com o disparar de dezenas de mísseis capazes de carregar 1.400 ogivas. A tv iraniana relatou que durante os testes foram disparados mísseis tipo Shahab desenvolvidos, do tipo 2, e que 3 mísseis foram disparados durante os testes. Os entendidos dizem que estes mísseis podem alcançar Israel, bem como bases americanas no Golfo.
Interrogado pelo presidente francês Jacques Chirac sobre a hipótese de Israel lançar um ataque preventivo contra o Irão, o presidente norte-americano George Bush não descartou essa possibilidade , afirmando que "se tal acontecesse, nós compreenderíamos"
Creio que não falta muito para que tal venha de facto a acontecer. O Irão precisa de ser detido. Alguém terá de o fazer. Será sempre o "mau da fita" (leia-se: Israel) a tomar a iniciativa e a pagar o alto preço da incompreensão, críticas e sanções mundiais?
Espero bem que a Europa, a ONU e outras organizações que nada mais têm feito senão dar tempo ao bandido para que ele se arme possam estar bem atentas a estas provocações e evitar que o mal aconteça. Ainda estamos a tempo...
Shalom Israel!

Sem comentários: