sexta-feira, novembro 17, 2006

JERUSALÉM - UMA MARAVILHA MUNDIAL!


Dentro de poucos dias conhecer-se-á a escolha das novas "7 maravilhas do mundo". Mais precisamente no dia 24 de Novembro, em Lisboa.
Uma campanha realizada nos EUA revelou aquilo que os israelitas e os turistas sabem há já muito tempo: a Cidade velha de Jerusalém é uma das sete maravilhas do mundo!
A cadeia de televisão ABC e o diário USA TODAY juntaram forças para descobrir as suas próprias "7 maravilhas do mundo". As novas "maravilhas" foram sendo reveladas nos dias de semana seguintes ao dia 9, segundo uma lista de escolhas feita por seis especialistas.
"A beleza de Jerusalém chegará agora a todos os cantos da terra" - disse o presidente da Câmara de Jerusalém, Uri Lupolianski. "Esta escolha confirma aquilo que nós já sabíamos: que não há cidade como a de Jerusalém, a cidade mais bela e especial do mundo inteiro." Lupolianski não perdeu a oportunidade de urgir os turistas a virem ver com os seus próprios olhos: "
Convido-vos a todos a virem a Jerusalém e experimentarem a maravilha com os vossos olhos e pés."
Os entendidos disseram que escolheram esta cidade antiga "pelo seu lugar central na História religiosa e luta pela tolerância." Alguns dos locais escolhidos como dos mais proeminentes na cidade foram o Muro das Lamentações, o Domo da Rocha e a Igreja do Santo Sepulcro.
De facto, mais de metade da população respeita e venera aqueles locais tão sagrados para tantos.
Num artigo chamado "Se Me esquecer de ti, ó Jerusalém", Jerry Shriver, do diário USA TODAY escreveu: "A capacidade humana de admiração está profundamente expressa na cidade velha de Jerusalém, que tem servido como núcleo mundial para as três religiões monoteístas: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo."
"É notável que muitas das significativas estruturas históricas dentro dos 8 portões da Cidade Velha têm resistido à passagem e aos ataques do tempo, e isso inclui mais de
200 sinagogas, Igrejas, mesquitas e outros locais sagrados."
Shriver chamou também à cidade "um campo de batalha". "Império após império, incluindo os cananeus, os hebreus, os babilónios, os persas, os romanos, os árabes, os cruzados e os turcos otomanos lutaram para dominar a região." - disse ele - "Ainda hoje, não há um acordo geral quanto ao estatuto político da cidade."
A decisão final das "7 maravilhas escolhidas" será anunciada num mega evento a realizar em Lisboa, no próximo dia 07.07.07.
Se Deus a considera tão bela, que diremos nós?
Shalom, Israel!

Sem comentários: