terça-feira, novembro 20, 2007

A UMA SEMANA DA "CONFERÊNCIA PARA A PAZ""


A uma semana do início da conferência para a paz, a realizar na cidade de Annapolis, nos EUA, há mais dúvidas do que certezas, mais campos divididos do que acordos, mais ameaças do que esperanças.
Para além das 2 partes interessadas no processo, os EUA convidaram ainda outros 40 países para a conferência, entre os quais estão a Síria e a Arábia Saudita. Estarão ainda presentes a Liga Árabe, a maioria dos países árabes, membros do "quarteto para a paz", incluido a Rússia, a ONU, a União Europeia, e o enviado para o Médio Oriente Tony Blair. Há ainda outros países que poderão estar presentes, tais como: a Alemanha, a França, a Inglaterra, o Canadá, o Japão, a Itália, a China, a Noruega, a Turquia, o Vaticano, o Brasil e a Austrália.
Hoje mesmo foram entregues convites a Israel e à Autoridade Palestiniana, que já confirmaram a sua participação, apesar da preocupação mútua com o crescente fosso entre as posições das duas partes e a falta de clareza sobre como a conferência sanará o conflito.
A "paródia" começará com um jantar de gala na noite de 26, a que se seguirão rondas de conversações e negociações. O próprio presidente Bush estará presente num encontro tri-lateral entre os EUA, Israel e os palestinianos.
Os palestinianos partem com bastante cepticismo, convencidos entretanto de que farão valer as suas exigências. No seu encontro de ontem com Olmert, o palestiniano Abbas revelou terem havidos muitas dificuldades, mas mesmo assim espera que ambas as partes possam estreitar o seu entendimento.
Ao acusarem Israel de que não querer voltar às fronteiras de 1967, os palestinianos continuam a acusar Israel de ser o culpado pelo fracasso nas negociações.
Mais uma vez Israel pressionado pelos inimigos (será que Israel tem amigos?) a ceder, ceder, ceder... Até quando? Até quanto? E a que preço?
As nossas orações estão com Israel nesta hora decisiva da sua História.
Shalom, Israel!

1 comentário:

luciano disse...

Ó ISRAEL,DESTRUA OS NOSSOS INIMIGOS,NÃO DEICHEM QUE ELES CRESAM. OU ESPERAMOS A JUSTIÇA DO NOSSO DEUS E MESSIAS (JESUS).SHALOM ISRAEL.