sexta-feira, novembro 09, 2007

PALESTINIANOS PREFEREM CIDADANIA ISRAELITA


Residentes árabes da metade oriental de Jerusalém insistem em ser "palestinianos" mas estão a aparecer em números crescentes para pedirem cidadania israelita com medo de que como resultado da próxima "cimeira de paz" eles passem a viver debaixo da soberania da Autoridade Palestiniana.
Dos cerca de 250.000 árabes que vivem na parte oriental de Jerusalém só 12.ooo pediram a cidadania israelita desde que a cidade foi reunida sob a liderança israelita em 1967.
Um "palestiniano" tornar-se voluntariamente num israelita significa um acto de traição dentro daquela comunidade. Mas representantes do Ministério do Interior disseram a um órgão de comunicação israelita que muitos estão agora a mudar essa tendência, com pelo menos 3.000 pedindo cidadania israelita apenas nestes últimos quatro meses.
O rastilho para esta mudança de atitude tem sido as conversas que se ouvem de que Israel está a preparar-se para entregar os subúrbios de Jerusalém dominados pelos árabes à Autoridade Palestiniana dentro do quadro de um acordo final de paz que a administração Bush pretende supervisionar em Annapolis, no final deste mês.
Árabes que vivem em Jerusalém oriental revelaram que, deixando os nacionalismos de lado, estão completamente certos de que os seus futuros serão muito mais risonhos debaixo do governo israelita.
Essa revelação não apenas representou uma autêntica bofetada à viabilidade de um estado árabe palestiniano soberano mas também às queixas constantes de legisladores árabes israelitas de que a sua comunidade sofre descriminação e tratamento de segunda classe como cidadãos do estado judaico.
Apesar de tudo... até os palestinianos lúcidos preferem a soberania de Israel...!
Shalom, Israel!

Sem comentários: