domingo, setembro 14, 2008

IRÃO ESCONDE URÂNIO ENRIQUECIDO


Peritos ligados à energia atómica e que estão supervisionando o programa nuclear do Irão descobriram que mais de 50 toneladas de urânio enriquecido foram recentemente desviadas das instalações de enriquecimento em Isfahan, sendo suficientes para fabricar 6 ogivas nucleares, num sinal de que Teerão está novamente na busca desenfreada de armas nucleares.
O jornal britânico Telegraph relatou que supervisores ligados à Agência Internacional de Energia Atómica chegaram à conclusão de que grande quantidade de "bolo amarelo" enriquecido desapareceu das instalações centrais de produção de Isfahan. "Se as intenções nucleares do Irão são pacíficas, por que é que então estão fazendo isto?" - questionou um dos peritos.
Vai ser exigido aos iranianos que dêem uma explicação completa acerca do urânio enriquecido desaparecido, quando a Agência se reunir em Viena no final deste mês.
Satélites espiões americanos identificaram também alguns locais suspeitos que os iranianos não declararam aos inspectores nucleares, e que peritos dos serviços secretos acreditam estarem sendo usados para encobrir pesquisas nucleares.
Enquanto isso, o mundo vai continuando a acreditar nas boas intenções do Irão...
Shalom, Israel!

Sem comentários: