quarta-feira, setembro 24, 2008

PRESIDENTE PERES "ATACA" IRÃO NA ONU


No seu discurso de hoje perante a Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente de Israel Shimon Peres acusou o Irão de estar "no centro da violência e fanatismo do mundo".
"O país construiu um perigo para o mundo inteiro. A sua busca de hegemonia religiosa e domínio regional divide o Médio Oriente e impede as chances de paz ao mesmo tempo que mina os direitos humanos." - afirmou Peres.
O presidente especificou que o povo iraniano não é inimigo de Israel, mas antes a "liderança fanática" da República Islâmica, que acusou de estar a desenvolver armas nucleares e espalhar uma "religião de medo".
Mencionou ainda que o país financia organizações terroristas, dizendo: "O apoio do Irão ao Hezbollah dividiu o Líbano. O seu apoio ao Hamas dividiu os palestinianos e adia o estabelecimento de um estado palestiniano."
Peres arrasou ainda o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad pela sua contínua negação do Holocausto, apelidando isso de "troçar da evidência inquestionável, uma ofensa cínica aos sobreviventes do horror."
O processo de paz com os palestinianos foi também mencionado no seu discurso, expressando confiança de que uma "paz completa" poderia ser negociada até ao fim de 2009. "Tentámos finalizar as conversações este ano. Vai levar mais tempo. Porém, acredito que será conseguida dentro do próximo ano."
Peres apelou ainda ao Hamas para que liberte imediatamente o soldado israelita raptado Gilad Schalit, afirmando que "manter um refém em Gaza determina o seu isolamento e posterior deterioração".
O presidente encerrou a sua intervenção na ONU com uma citação do rabi Nachman de Breslav "Seja a Tua vontade remover do mundo a guerra e o derramamento de sangue e perpetuar as maravilhas e grandeza da paz. Todos os habitantes do mundo reconhecerão e conhecerão a verdade: que não fomos colocados nesta terra para fazer guerra nem para o ódio e o derramamento de sangue".
E Peres desejou a todos "Shana Tova" (Bom Ano Novo Judaico).
Shalom, Israel!

Sem comentários: