quinta-feira, janeiro 27, 2011

DIA DO HOLOCAUSTO CELEBRADO NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PORTUGUESA

Realiza-se hoje, pelas 18H30, na Biblioteca da Assembleia da República, uma Cerimónia Evocativa do Dia de Memória do Holocausto, que conta com as seguintes intervenções:
Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, João Rebelo, Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Israel, Ehud Gol, Embaixador do Estado de Israel em Lisboa, Kathrin Meyer, Secretária-Geral da Task Force for International Cooperation on Holocaust Education, e José Oulman Carp, Representante da Comunidade Israelita em Lisboa.
Antes destas intervenções, o Coro da Assembléia da República interpretará duas canções israelitas e uma sefardita.
O dia 27 de Janeiro foi constituído pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1 de Novembro de 2005, na sua resolução 60/7, como o "Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto", em evocação do dia 27 de Janeiro de 1945, quando as forças do Exército Vermelho Soviético entraram no complexo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, liberando mais de 7.000 prisioneiros sobreviventes, na sua maioria doentes e moribundos. Dias antes, as SS nazis tinham forçado 60.000 prisioneiros a evacuarem o campo e embarcarem nas infames "Marchas da Morte" nas quais muitos milhares perderam as suas vidas.
Mais do que nunca, é importante que a memória desta tragédia humana seja evocada e lembrada às novas gerações, para que nunca se repita. Como reza o ditado judaico: "Aqueles que esquecem a História estão condenados a repetir os seus erros."
Shalom, Israel!

Sem comentários: