segunda-feira, fevereiro 21, 2011

TERRAMOTO NO CANAL DO SUEZ "ANUNCIA" PASSAGEM DOS NAVIOS DE GUERRA IRANIANOS

Um terramoto de 5,9 graus na escala de Richter "sacudiu" os residentes na entrada do canal de Suez no início desta manhã, 48 horas antes de 2 navios de guerra iranianos, compostos por uma fragata e um navio de abastecimento serem esperados a atravessar aquele canal.
O Instituto Nacional para Pesquisas Astronómicas e Geofísicas de Israel confirmou que os tremores de terra começaram pelas 3 horas desta manhã e duraram cerca de 27 minutos, não causando contudo quaisquer danos.
Esperava-se que os barcos iranianos atravessassem hoje o canal, mas as autoridades egípcias anunciaram esta manhã o adiamento, sem darem quaisquer explicações.
O Irão anunciou inexplicavelmente ontem de manhã que os 2 navios de guerra tinham já atravessado o Suez, uma informação que foi inteiramente negada pelas autoridades egípcias. Os meios de comunicação social iranianos de hoje não falam sobre o assunto, pelo que se crê que a informação terá servido apenas para consumo interno.
Nenhum navio iraniano tem tido permissão para atravessar o canal do Suez desde o derrube do xá do Irão em 1979 e a assinatura do acordo de paz entre o Egipto e Israel nesse mesmo ano.
Será este um sinal de reaproximação entre o Egipto e o Irão?
Muitos analistas acreditam que esta permissão egípcia para a passagem dos navios de guerra iranianos poderá ser um sinal de que o novo regime do Egipto está a querer aproximar-se do Irão. No entanto, as autoridades do canal do Suez afirmam que a convenção internacional obriga a que todos os navios tenham permissão para atravessar o canal. Preocupados com a situação, a administração Obama quis saber qual o conteúdo da carga, objectivo e destino, ao que os iranianos responderam que os barcos se dirigiam para a Síria " para treinamento"...
Tanto o presidente isrelita Shimon Peres como o primeiro ministro Netanyahu acusam o Irão de se estar a aproveitar da crise e da confusão nos países árabes para aumentar a sua influência no Médio Oriente.
Para além dos perigos imediatos, o alvo final do Irão com estas manobras será o de estabelecer uma influência xiita no mundo islâmico, muito para além da Síria e do Líbano. Isso começa pela "protecção" naval aos movimentos terroristas do Hamas e do Hezbollah, ambos apoiados e financiados pelos regime do Irão.
A coincidência do tremor de terra desta manhã pode levar alguns mais supersticiosos a temer os acontecimentos. Para outros, poderá ser um sinal de aviso à navegação...Por nossa parte, preferimos continuar atentos aos sinais de aviso...
Shalom, Israel!

Sem comentários: