segunda-feira, março 28, 2011

PRIMEIRO PRIMEIRO ESCUDO DE DEFESA ANTI-MÍSSIL INSTALADO EM ISRAEL

O novo sistema israelita de defesa e protecção contra os rockets - o "Iron Dome" - foi ontem de manhã instalado perto de Bersheva, prevendo-se que ficasse operacional durante o decorrer do dia.
O ministério da Defesa planeia encomendar 4 ou 5 destes sistemas de defesa. Barack Obama pediu ao Congresso para aprovar uma ajuda de 205 milhões de dólares para o projecto.
Para o Ministério da Defesa de Israel, a instalação destes sistemas de defesa será uma solução para os ataques terroristas vindos de Gaza. Contudo, o sistema consegue apenas atingir com sucesso rockets que tenham um tempo de voo de pelos menos 15 segundos ou mais. Os terroristas de Gaza têm lançado rockets contra locais mas próximos e com um tempo de voo inferior aos 15 segundos.
Além disto, cada míssil lançado pelo sistema custa cerca de 100 mil dólares, muito mais do que custa o míssil Kassam mais usado pelos terroristas de Gaza. Os críticos do sistema de defesa alegam que os terroristas podem aproveitar-se do enorme custo dos mísseis de defesa para lançar inúmeros rockets contra Israel e dessa forma prejudicar seriamente a economia israelita. 
Shalom, Israel! 

Sem comentários: