quarta-feira, outubro 19, 2011

GILAD SCHALIT TENTA VOLTAR À NORMALIDADE



De volta a Mitxpe Hila, o "herói" de Israel - soldado Gilad Schalit ontem liberto pelos terroristas do Hamas - tenta agora voltar à vida normal. Médicos do exército fizeram exames ao ex-refém para assegurar as suas condições físicas. O sorridente Gilad já fez a sua primeira caminhada esta manhã junto com sua mãe Aviva.
Segundo a descrição dos familiares mais próximos, "Gilad sente-se bem. Precisa agora de sossego. Estamos a tentar trazê-lo à normalidade".
Gilad saiu da Faixa de Gaza pálido e tonto. Na viagem de Kerem Shalom para Tel Nof ele sentiu-se mal e foi submetido a vários exames médicos. Durante os próximos dias os exames irão prosseguir.
Ao contrário dos terroristas ontem libertos por Israel, com óptimos aspectos físicos e cheios de energia para voltar a combater Israel, o soldado israelita surgiu da tortura palestiniana com um aspecto bastante debilitado.
Até novas ordens da família de Schalit, a rua da residência do herói fica interdita ao público.

A família do soldado emitiu uma mensagem para todos os jornais israelitas agradecendo aos activistas, simpatizantes e público em geral por todo o apoio recebido: "Após 1.941 longos dias e noites quisémos dizer obrigado." - diz a mensagem - "Obrigado aos milhões de pessoas em Israel e no mundo que nos apoiaram, se manifestaram connosco e nos deram força nas duras horas, dias e anos que passaram desde a captura de Gilad".
Ontem à noite os 5 membros da família de Schalit agora novamente reunida participaram do primeiro jantar conjunto destes 5 anos e meio, após um dos dias mais dramáticos que Israel tem conhecido. A família tentará agora voltar à vida normal.
Para a sua primeira refeição decente deste últimos 5 anos e meio, Gilad provou os seus pratos favoritos: schnitzel, batatas fritas e massa. Apesar do cansaço e exaustão, Gilad comeu com muito apetite.
Além da família imediata, a única pessoa autorizada na residência dos Schalit é um psicólogo do exército que acompanhará Gilad à medida que ele tenta voltar à vida normal.
Shalom, Gilad! Shalom, Israel!








Sem comentários: