quarta-feira, outubro 26, 2011

ISRAEL AJUDA A TURQUIA EM RESPOSTA A PEDIDO DE AJUDA


Dias depois de ter renunciado à oferta de ajuda de Israel, o governo de Ancara decidiu solicitar o apoio israelita para o desastre causado pelo terramoto de magnitude 7.2 que devastou aldeias inteiras na província de Van, na parte sudeste do país, provocando várias centenas de mortos.
Israel avançou imediatamente, ultrapassando todo o impasse diplomático recentemente causado pela Turquia, e está enviando um avião Jumbo Boeing 747 carregado de suprimentos para a região afectada pelo sismo.
Segundo um residente turco que preferiu não se identificar, "está frio, escuro e começou a chover. Já tivemos dois outros tremores de terra depois do primeiro...as construções são mesmo más, por isso não conseguem entrar nos destroços. E as réplicas continuam".

Dois dias após tentarem lidar sozinhos com a situação e repetidamente recusarem ofertas de ajuda, os governantes turcos pediram finalmente ajuda a Israel.
Tentanto desdizer o que haviam anteriormente dito, os responsáveis turcos vêm agora afirmar que nunca rejeitaram qualquer oferta de ajuda, inclusivé de Israel...
Segundo o vice-primeiro-ministro turco Bulent Arinc, os "rumores" acerca da recusa turca à ajuda de Israel eram falsos e "feios"...
Arinc contou aos jornais: "Quem quer que esteja a fazer isto está a fazer algo de horrível. Podemos não estar no melhor momento nas relações com Israel ao nível governamental. Contudo, responder negativamente a tais ofertas humanitárias do governo de Israel no auge deste desastre seria errado e inapropriado. É completamente falso que tenhamos recusado a oferta deles em agendas separadas" - afirmou o responsável turco.
O ministério das Relações Exteriores de Israel informou entretanto que foi feito através da Embaixada israelita em Ancara um pedido de casas móveis. A resposta do Ministério da Defesa foi fretar um avião civil Boeing 747 para transportar 7 casas pré-fabricadas para a província devastada de Van.
Os sobreviventes, muitos dos quais se veem obrigados a se reunir à volta de pequenas fogueiras ao ar livre para sobreviverem ao intenso frio acusam o primeiro-ministro turco Erdogan de dar prioridade à diplomacia internacional acima dos interesses dos seus próprios cidadãos.

"Não há absolutamente nenhuma coordenação, temos de pisar uns em cima dos outros para conseguir uma tenda. O primeiro-ministro devia cuidar do seu próprio povo antes de ir para a Somália e para a Líbia" . acusou o jovem desempregado Suleyman Akbulut.
"O primeiro-ministro corre para ajudar quando é a Palestina ou a Somália, envia barcos para a Palestina, quase entra em guerra com Israel por amor aos palestinianos, mas não move um músculo quando se trata de ajudar o seu próprio povo" - acusa Emrullah, outro sobrevivente de Van.
"Ele rejeita ofertas de ajuda de todo o mundo, mas precisamos aqui de tendas" - afirmou Emrullah antes do anúncio do pedido de ajuda internacional.
Israel valoriza como ninguém o valor de uma vida humana, pelo que quando a desgraça bate à porta, Israel não olha a quem, desde que possa fazer o bem. Quem dera todos procedessem dessa mesma forma: o mundo seria um lugar melhor para se viver...
Shalom, Israel!





Sem comentários: