sexta-feira, outubro 28, 2011

ISRAEL ENVIA MAIS AJUDA HUMANITÁRIA PARA A TURQUIA



Apesar da ingratidão e arrogância do governo e de alguma da população turca, o Ministério de Defesa de Israel continua mesmo assim a enviar ajuda humanitária para os atingidos pelo sismo de Domingo passado no sudeste da Turquia. Milhares de sobreviventes continuam desesperadamente à espera de ajuda prática e psicológica.

Mais 2 aviões de carga transportando pelo menos 7 casas móveis e ajuda adicional pedida pela Turquia devem partir para Ancara durante este fim de semana.
De forma a facilitar e acelerar os procedimentos, as casas móveis já foram montadas em Israel, para que assim possam ser imediatamente utilizadas logo após a descarga das mesmas. Estas estruturas permanecerão na Turquia e não retornarão a Israel.
O primeiro carregamento foi enviado por Israel na Terça-Feira, tendo chegado à região afectada de Van durante o dia de ontem.
A Turquia informou que nesta altura não está interessada em receber qualquer ajuda humana tanto médica como de pessoal de busca vindo de Israel, e os voos não incluem qualquer tipo de delegação israelita para além da tripulação. A ajuda está sendo transferida através dos poucos diplomatas israelitas que permaneceram na Turquia depois da expulsão do embaixador Gabi Levi, como resultado da crise com a flotilha para Gaza.
O Ministério de Defesa está-se preparando mesmo assim para a possibilidade de a Turquia vir a pedir carregamentos com ajuda adicional, estando por isso a separar um número significativo de unidades de casas móveis e outro equipamento. No caso de Ancara vir a pedir uma contribuição de ajuda mais significativa, a mesma será então carregada e enviada através de navios de carga.
Apesar desta boa vontade por parte de Israel, o porta-voz do ministério turco, Selçuk Unal, afirmou que não há mudança nas exigências turcas feitas a Israel, e que incluem um pedido oficial de desculpas pelo incidente com a flotilha que ia para Gaza: "Nós não misturamos questões humanitárias com as políticas" - vincou o diplomata.
O número de vítimas mortais do sismo já vai em 570, com cerca de 2.555 pessoas feridas - é a informação actualizada hoje pelas autoridades turcas.
Seja como for, a generosidade israelita marcará sempre pontos, pelo menos na opinião pública internacional.
Shalom, Israel!

Sem comentários: