quinta-feira, fevereiro 02, 2012

"O ÚLTIMO QUADRO ANTES DA MORTE": COMOVENTE EXPOSIÇÃO NO MUSEU DO HOLOCAUSTO

Está aberta no Yad Vashen - Museu do Holocausto - em Jerusalém, uma exposição de 200 obras da colecção de arte do Museu da Memória do Holocausto, criadas por artistas judeus durante o Holocausto para documentar e prestar tributo aos seus amigos e conhecidos nos guetos e campos de concentração e morte.
Os retratos refrectem a grande criatividade e esforço que moveram estes artistas para desenharem toda uma série de retratos nas piores circunstâncias imagináveis. Esta determinação não foi um feito isolado nem casual, mas antes um fenómeno que se repetiu em diversos locais durante o Holocausto.
Para muitos, foi o último quadro antes da morte...

Os investigadores do museu utilizaram várias bases de dados e arquivos para obterem informações sobre as pessoas retratadas.
Espera-se que a exposição venha trazer mais informações sobre aquelas pessoas que nos olham a partir do interior dos quadros e sobre aqueles que, ainda anónimos, possam ser finalmente identificados.
A exposição ficará patente até depois do verão deste ano. Os participantes da nossa excursão a Israel em Agosto de 2012 poderão certamente aproveitar a mesma, uma vez que isso estará incluído no nosso roteiro.
Shalom, Israel!

Sem comentários: