segunda-feira, junho 15, 2020

INICIA-SE A CONSTRUÇÃO DA "ESTRADA AMERICANA", LIGANDO OS POVOAMENTOS À VOLTA DE JERUSALÉM

Israel começou a construção de uma estrada de circunvalação que ligará os vários assentamentos judaicos na Samaria a Jerusalém, à qual deu o nome de "Estrada Americana", e que custará cerca de 250 milhões de dólares.
Esta estrada ligará os assentamentos a Norte e a Sul da capital Jerusalém, ao mesmo tempo que cortará o tempo de viagem para os residentes em Jerusalém oriental. Segundo as informações prestadas hoje, a estrada deverá ficar pronta no Verão de 2021.
Esta estrada será construída sobre um antigo projecto iniciado mas não continuado por uma empresa norte-americana já nos anos 60 - daí o nome "Estrada Americana - e que foi abandonado a seguir à Guerra dos Seis Dias, em 1967.
O ministro palestiniano para os assuntos de Jerusalém já veio contestar - ou não fosse essa a prática árabe, mesmo em relação a projectos que os beneficiem - alegando que o projecto irá cortar a ligação entre os bairros palestinianos entre uma cidade e outra, ao que as autoridades de Jerusalém já responderam, alegando que a estrada só poderá vir a beneficiar os residentes em Jerusalém, tanto judeus como árabes.
A idéia desta estrada é a de ligar os assentamentos uns aos outros, facilitando os acessos, seja para turismo, trabalho ou estudos. 
Para os críticos, esta é mais uma tentativa para impedir a criação de um estado palestiniano com Jerusalém como capital. Se assim for, ainda bem...

Shalom, Israel!


Sem comentários: