quinta-feira, setembro 02, 2021

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM "PESO FALSO" DOS DIAS DO 1º TEMPLO, COMPROVANDO A VERACIDADE DAS ESCRITURAS

Arqueólogos israelitas acharam um peso utilizado no comércio em Jerusalém e que os peritos acham ter sido usado para enganar outros comerciantes. 

Descoberta na zona Norte da Cidade de David adjacente à Cidade antiga de Jerusalém, e datando de há 2.700 anos, portanto dos dias do Primeiro Templo, este peso mede apenas 12 mm de altura e 14 de diâmetro. É o segundo do género a ser encontrado em Israel. Feito de calcário duro, o achado apresenta gravações implicando que se tratava de um peso de 2 geras, ou 0,944 gramas. 

Só que o peso não pesa realmente 2 geras, mas pelo menos 3,61 gramas, o quer representa mais do que 3 vezes mais. Ainda que pareça estranho, os professores Hagai Cohen Kolonimus e Eli Shukron, da Universidade Hebraica de Jerusalém, alegam que a explicação viável é que quem quer que fosse que usasse o peso no comércio fazia-o para enganar as pessoas.

Estes tipos de fraudes são extensamente descritas na Bíblia, que duramente dissuade tal prática: "Na tua bolsa não terás pesos diversos, um grande e um pequeno" - Deuteronómio 25.13. E a proibição é enfatizada logo a seguir: "Peso inteiro e justo terás.; para que se prolonguem os teus dias na terra que te dará o Senhor teu Deus. Porque abominação é ao Senhor teu Deus todo aquele que faz isto, todo aquele que fizer injustiça." - Deuteronómio 25.15, 16. Outra citação de Provérbios diz: "Pesos diferentes são abomináveis ao Senhor, e balança enganosa não é boa" (20.23). "Balanças justas, pesos justos, efa justo, e justo him tereis. Eu sou o Senhor vossos Deus, que vos tirei da terra do Egipto" - Levítico 19.36.

Os achados serão integralmente publicados na próxima Sexta-Feira.

Shalom, Israel!

Sem comentários: