quarta-feira, julho 05, 2023

ISRAEL RETIRA DE JENIN APÓS 44 HORAS DE CONFLITO ARMADO. UM SOLDADO ISRAELITA MORTO


Após 44 horas da maior intervenção militar israelita no campo de refugiados palestinianos em Jenin dos últimos 20 anos, as forças israelitas iniciaram a retirada, lamentando a perda de um soldado abatido por tiros palestinianos durante a saída de Jenin.

12 palestinianos foram mortos nesta intervenção, confirmando-se que todos eles eram militantes armados, não havendo um único civil morto. 

A última intervenção aérea israelita deu-se esta manhã contra um grupo de indivíduos armados que se haviam refugiado num cemitério das imediações. Segundo o comunicado das FDI, estes indivíduos "representavam uma ameaça às forças de segurança à medida que elas iam saindo do campo."

As FDI lamentaram mais uma vez o uso de locais civis pelos terroristas para alcançarem os seus pérfidos objectivos.

O primeiro-ministro Netanyahu declarou o fim desta operação, acrescentando no entanto que não será a última: "Continuaremos a operar quando necessário para extrair o terrorismo. Não permitiremos que Jenin volte a ser um ninho de terrorismo."

Netanyahu fez-se acompanhar pelo ministro da Defesa, que afirmou que Jenin tinha-se tornado nos últimos dois anos numa fábrica de terrorismo. E acrescentou: "Isso acabou nestes dois últimos dias."


"Cortámos o processo de fabricação de armas, apanhámos milhares de bombas, destruímos dezenas de centros de produção, oficinas e laboratórios para o fabrico de explosivos."

As ruas de Jenin encontram-se esventradas devido à intervenção de bulldozers cuja missão foi assegurar de que não haveriam bombas ocultadas sob o asfalto das estradas. As FDI informaram que nem todas as vias foram esventradas, apenas aquelas sobre as quais tinham chegado informação sobre a presença de bombas colocadas pelos terroristas. Há o registo de pelo menos 11 desses engenhos que haviam sido dispostos ao longo das estradas. 

Ao longo desta operação, cerca de 300 palestinianos foram interrogados, com 30 sendo levados para mais inquirições. 

VINGANÇA PALESTINIANA



Entretanto, o dia de ontem foi marcado por um hediondo ataque terrorista perpetrado por um elemento do Hamas em Tel Aviv, tendo feito uso de uma carrinha que atropelou várias pessoas, ferindo 7 delas. O criminoso conseguiu ainda sair do veículo com uma faca, tendo atacado mais um transeunte, tendo daí a pouco tempo sido abatido por um civil israelita que se encontrava armado.

Vários rockets foram entretanto disparados desde Gaza esta manhã, tendo vários destroços caído num parque infantil.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

Todo apoio a Israel