Desde há vários dias que vinha sendo anunciado um bloqueio nacional das estradas, acessos e do próprio aeroporto de Ben Gurion, por parte de muitos milhares de participantes nos grandes protestos contra a reforma judicial já em discussão no parlamento de Israel.
A polícia está com grandes dificuldades para conter as multidões, tendo já feito uso de canhões de água, mas temendo que a situação fuja do seu controle. Os manifestantes têm conseguido romper as barreiras policiais, tendo bloqueado por completo o trânsito entre os terminais 1 e o 3 e o parque de estacionamento. Dentro do terminal, os aviões estão a levantar voo e a pousar ao ritmo habitual.
Os manifestantes querem a todo o custo expandir a área de protestos, colidindo no entanto com os planos da polícia, temendo-se que tal situação de pressão possa provocar um desastre, uma vez que as pessoas estão apinhadas dentro do terminal, na estação de comboios. Calcula-se neste momento que estejam 10 mil pessoas, mas muitas continuam ainda a chegar de comboio.
Temendo o pior, muitos passageiros têm chegado várias horas antes ao terminal de embarque, chegando a esperar 12 horas antes da partida dos respectivos voos.
Um pouco por todo o país têm sido realizadas grandes manifestações de protestos, com pelo menos 66 pessoas já detidas até ao momento.
Shalom, Israel!
Sem comentários:
Enviar um comentário