segunda-feira, setembro 09, 2024

ISRAEL PREPARA-SE PARA COMBATER O HEZBOLLAH NO SUL DO LÍBANO


Comentando o ataque desta manhã com um drone do Hezbollah contra um prédio na cidade israelita de Nahariya, e que danificou severamente um dos apartamentos do mesmo, o general Halevi, chefe do staff das IDF afirmou tratar-se de "um sério incidente", acrescentando que "as IDF operam com força no Norte, e estão em alerta máximo de prontidão, com planos operacionais já preparados, prontos para qualquer missão que for requerida." 


Os terroristas alegaram ter atacado uma base militar israelita, mas a verdade é que quem sofreu o ataque do drone foi um prédio habitacional a vários quilómetros da próxima base militar. 

O grupo terrorista Hezbollah tem continuado a disparar rockets contra o Norte de Israel. 7 deles foram assinalados há 3 horas, tendo caído em zonas descampadas. Outros 15 rockets já haviam anteriormente sido disparados, em continuação aos ataques diários provenientes do Líbano. Dois militares israelitas ficaram feridos, tendo sido levados para o hospital. 


COOPERAÇÃO DOS EUA

O chefe da norte-americana CENTCOM, general Michael Kurilla, novamente de visita a Israel, reuniu-se ontem com o general israelita Halevi e outros generais das IDF. Segundo as IDF, esta visita focou-se nas "actuais ameaças, com ênfase nas ameaças do Líbano e do Irão na arena Norte." Após este encontro, Kurilla encontrou-se com o comandante chefe da zona Norte, major general Ori Gordin, no gabinete de guerra subterrâneo, onde, segundo os militares, lhe foram apresentados "os planos operacionais das IDF para o Líbano."

Esta madrugada vários caças israelitas atacaram vários sítios e uma plataforma de lançamento de rockets do Hezbollah no Sul do Líbano.

"APENAS UMA QUESTÃO DE DIAS"

Nissim Vaturi, deputado do partido Likud no governo, afirmou entretanto que "é uma questão de dias" até que uma guerra total irrompa entre Israel e o Líbano. Segundo este deputado, quando tal acontecer, Dahiyeh, nos subúrbios de Beirute, "parecer-se-à com Gaza."

"Não há outro caminho" - afirmou Vaturi - acrescentando que Netanyahu é da mesma opinião, e "isto é algo que se irá desenrolar nos próximos dias." Vaturi informou ainda que Netanyahu se reuniu ontem com os chefes militares, afirmando: "Temos que acabar com esta saga."

Shalom, Israel!


Sem comentários: