Soube-se hoje que dentre os ataques efectuados por Israel contra o Irão no mês passado está também um centro de pesquisa activa de armas nucleares, no complexo militar de Parchin, fora de Teerão.
Segundo os relatos revelados por oficiais norte-americanos e israelitas, os ataques danificaram significativamente os esforços iranianos para reactivar a pesquisa de armas nucleares. Sabe-se que o governo do Irão estaria usando as instalações "para actividade científica que pode estabelecer as bases para a produção de uma arma nuclear." A ideia que o Irão tentava passar é a de que se tratava de produção nuclear para propósitos civis. No entanto, tanto os EUA como Israel começaram no início deste ano a detectar actividade nesta central.
Na operação aérea realizada por Israel em 26 de Outubro dezenas de aviões israelitas atacaram locais militares estratégicos no Irão, especialmente sítios para o fabrico de drones, mísseis balísticos e plataformas de lançamento, para além de baterias de defesa anti-aérea. Os ataques provocaram explosões registadas em Teerão, Karaj, Isfahan e Shiraz. O Irão prometeu retaliar, pelo que Israel ameaçou lançar operações mais fortes caso tal aconteça.
Shalom, Israel!
Sem comentários:
Enviar um comentário