Tudo o que se tem estado a passar nestes últimos dias à volta do presidente Donald Trump é no mínimo inquietante. Depois dos seus encontros ontem na Arábia Saudita - o berço do islão - o presidente norte-americano reuniu-se hoje com o emir do Qatar, o sheik Tamim AlThani, líder de um países principais financiadores do terrorismo contra Israel. Neste périplo pelo Médio Oriente, Trump não irá visitar Israel, certamente para não desagradar muito menos prejudicar os negócios astronómicos que têm vindo a conseguir com aqueles países do Golfo...
Já no Qatar, Trump vangloria-se de ter conseguido negócios que renderão aos EUA 1,2 triliões de dólares. Os negócios incluem a compra aos EUA de 210 aviões Boeing 787 Dreamliner e 777X, no valor de 96 biliões de dólares.
No início do dia de hoje, ainda na Arábia Saudita, o presidente americano teve um encontro "histórico" com o novo líder da Síria, Ahmad al-Sharaa, um ex-líder do Daesh. O argumento de Trump é que esta reaproximação com a Síria ocorreu a pedido do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e do presidente turco, o ditador Recep Erdogan... O encontro entre Trump e o líder sírio ocorreu com a presença do príncipe saudita. Já há poucos dias o líder sírio foi recebido em Paris pelo presidente Macron, o mesmo que não se cansa de condenar Netanyahu pela situação de Gaza...
"Há um novo governo que, espero, terá sucesso" - afirmou Trump, acrescentando que irá tomar medidas para suspender as sanções à Síria para dar ao país "uma chance de paz."
"Boa sorte, Síria! Mostra-nos algo de especial." Segundo se sabe, Trump terá pressionado o líder sírio a normalizar as relações do seu país com Israel como parte dos "acordos de Abraão" e a ordenar a saída de terroristas e milícias estrangeiras para fora da Síria. Trump terá também apelado ao presidente sírio para que deporte todos os terroristas palestinianos presentes no país, e ainda cooperar com os EUA no combate ao grupo ISIS ainda presente em partes da Síria.
Na minha modesta opinião, ou muito me engano, ou Trump anda a brincar com o fogo...
Só o tempo o dirá...
Shalom, Israel!
2 comentários:
Que Deus nos acuda.
Deus está no controle
Enviar um comentário