quinta-feira, dezembro 18, 2025

ISRAEL ASSINA GIGANTESCO NEGÓCIO DE GÁS NATURAL COM O EGIPTO


Já é considerado o maior negócio de sempre relacionado com a venda de gás natural explorado pelo estado judaico. O primeiro-ministro israelita confirmou ontem este negócio que permitirá a venda de gás natural ao Egipto no valor de cerca de 35 biliões de dólares.

Ladeado pelo ministro para a Energia Eli Cohen, Netanyahu anunciou que 18 biliões de dólares provenientes destas vendas irão directamente para os cofres do estado, visando "fortalecer a educação, a saúde, as infraestruturas, a segurança, e o futuro das próximas gerações."

Ao que parece este mega-negócio é fruto de forte pressão por parte da administração norte-americana, pretendendo dessa forma uma aproximação entre Jerusalém e o Cairo. Prevê-se até ao fim do ano uma cimeira entre Netanyahu e o presidente egípcio Abdel Fattah el-Sisi.

"Esta é uma grande oportunidade para Israel. A venda de gás ao Egipto criará independência, aproximará os países, criará uma calorosa paz e evitará a guerra" - afirmou uma individualidade do governo norte-americano. 

O primeiro-ministro informou ter concordado com o negócio "após se assegurar dos interesses de segurança e outros." 

"Este negócio fortalece em grande medida o estatuto de Israel como potência energética regional e contribui para a estabilidade na nossa região. Também encoraja outras empresas a investirem na exploração de gás nas águas económicas israelitas. Vai ser encontrado mais gás, mas mais importante de tudo é que este negócio vai obrigar as empresas a vender o gás a bons preços à população de Israel."

Contrariamente às manifestações de oposição à exploração de gás natural, Netanyahu afirmou que "está claro que a exploração do gás das profundezas do mar tem trazido uma enorme bênção ao estado de Israel."

O campo de gás natural "Leviathan" situa-se no mar, a cerca de 130 quilómetros de Haifa, foi descoberto em 2010 e iniciou o fornecimento de gás doméstico em Israel em 2019. As exportações para o Egipto iniciaram-se em Janeiro de 2020. Este novo acordo com o Egipto representa 130 biliões de metros cúbicos de gás natural, uns 22% da reserva, e representa cerca de 13% da capacidade total de Israel, podendo satisfazer cerca de um quarto das necessidades eléctricas do vizinho Egipto. 

Prevê-se que este mega-negócio venha a atrair biliões de dólares em investimento para a expansão da exploração "Leviathan".

CUMPRIMENTO DAS PROFECIAS

Esta fabulosa riqueza nas águas israelitas é com toda a certeza o cumprimento da enigmática profecia feita pelo patriarca Jacob aos seus filhos no leito da sua morte, e que durante milénios deixou os intérpretes bíblicos confundidos. A profecia feita a José é bem reveladora daquilo que agora é uma realidade: "Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos das profundezas..." (Livro de Génesis 49.25). Ora, os filhos de José foram Manassés e Efraim, aos quais foi atribuído território na parte ocidental e central de Israel. Se formos verificar onde se encontram as grandes reservas de gás natural até agora encontradas no mar, ao largo de Israel, verificaremos com facilidade que as mesmas se situam na zona marítima que banha a região da antiga tribo de Manassés! A Palavra de Deus não falha!

ISRAEL, GRÉCIA E CHIPRE

Os três países têm um inimigo comum: a Turquia. Nesse sentido, os três países estão juntando esforços militares para prevenir qualquer iniciativa bélica por parte da ameaçadora Turquia de Erdogan...

MAIS INVESTIMENTO EM ISRAEL

A gigante da tecnologia Nvidia anunciou mais um mega investimento em Israel, cerca de 1,5 biliões de dólares, reforçando a posição de Israel como pólo global da Inteligência Artificial.

Shalom, Israel!

Sem comentários: