Terminou em Genebra, Suíça, a segunda ronda de negociações entre altos representantes dos governos norte-americano e iraniano. Por coincidência ou não estão também hoje a decorrer nesta mesma cidade conversações tripartidas entre os EUA, a Rússia e a Ucrânia visando um acordo de cessar-fogo...
Depois de ameaças de ambas as partes, o ministro iraniano para os Negócios Estrangeiros Abbas Araghchi considerou as conversações "construtivas", havendo segundo ele "princípios orientadores" acordados com os EUA. Segundo Araghchi, há ainda trabalho a fazer.
As conversações têm estado a decorrer numa altura em que o presidente Trump já tem concentrada na região do Golfo uma formidável quantidade de navios de guerra (cerca de um terço do total da Marinha norte-americana) e dezenas de aviões. O Irão, por seu lado, fechou o estreito de Ormuz durante várias horas para alegados exercícios navais, tendo feito o disparo de vários mísseis balísticos. Khamenei veio ainda ameaçar afundar um dos porta-aviões norte-americanos...
Não foi ainda estabelecida uma data para uma possível 3ª ronda de conversações. O Irão, entretanto, vai aproveitando este impasse para se reorganizar, reconstruindo o seu arsenal de mísseis balísticos, com o comprovado apoio da China, ao mesmo tempo que anda escondendo e tapando as entradas de acesso aos locais onde está a desenvolver o seu programa nuclear. O ministro iraniano apelou entretanto a Washington para desistir das suas intenções militares.
Antes de entrar no seu avião presidencial pouco antes do início das conversações na Suíça, o presidente Donald Trump falou aos repórteres ali presentes, dizendo não pensar que "eles queiram sofrer as consequências de não assinarem um acordo."
Como sinal de resposta, Khamenei veio pouco depois afirmar que Trump não conseguiria derrubar a República Islâmica, ameaçando até de afundar um dos navios de guerra norte-americanos presentes na região.
"Num dos seus recentes discursos, o presidente dos EUA afirmou que durante 47 anos a América não conseguiu destruir a República Islâmica...Eu digo-lhe que você também não vai conseguir" - declarou esta Khamenei, acrescentando: "Estamos constantemente a ouvir que os EUA enviaram um navio de guerra para o Irão. Um navio de guerra é na verdade uma arma perigosa, mas mais perigosa ainda é a arma capaz de o afundar."
O porta aviões USS Abraham Lincoln encontra-se na região juntamente com uma força de ataque que inclui navios com mísseis teleguiados. Um segundo porta-aviões, o USS Gerald R. Ford está também a caminho, tendo já passado o estreito de Gibraltar em direcção ao Mediterrâneo Oriental.
Netanyahu já expressou o seu cepticismo em relação ao sucesso destas conversações, ao mesmo tempo que Trump acredita conseguir forçar os iranianos para um "bom acordo." Mas será que ele realmente conhece os líderes iranianos para poder acreditar na boa fé dessa gente?
Shalom, Israel!


Sem comentários:
Enviar um comentário