quarta-feira, setembro 12, 2007

SHANA TOVA!


Hoje mesmo, ao pôr do sol, iniciou-se o ANO NOVO JUDAICO, conhecido por Rosh Hashana. Entrou-se assim no ano 5768 do calendário judaico. Dias de festa em Israel, que esperamos não venham a ser manchados por actos terroristas cometidos por palestinianos que não respeitam a alegria dos outros, antes têm prazer em acabar com a mesma.
O Rosh Hashana é uma festa bíblica, e que começa com o soar do shofar, no primeiro e segundo dias do ano judaico, no mês de Tishri, no calendário judaico.
Este dia também chamado como "Festa das Trombetas", é uma celebração muito alegre, e que anuncia a redenção divina de Israel. O shofar (chifre de carneiro) é tocado, e pedaços de maçã são embebidos de mel e comidos em antecipação de um ano novo que se espera doce.
As pessoas esvaziam os seus bolsos e e atiram os conteúdos para um recipiente com água enquanto declaram a palavra de Miquéias 7:19, como um símbolo dos nossos pecados serem completamente cobertos pelo perdão do Senhor:
"Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar." (Miquéias 7:19).
É também um tempo sério e de introspecção, ao iniciarem-se os dez "dias de temor" nos quais a pessoa deve tomar em consideração os males que tiver cometido no ano passado e procurar acertá-los. A tradição judaica sustenta que Deus decide a sorte de cada ser durante esses dez dias antes do Dia da Expiação, o Yom Kippur, quando Ele decide quem terá o seu nome inscrito no Liv
ro da Vida.
"Tocai
a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu aposento."
É uma época em que o povo deve considerar o arrependimento, a redenção de Deus, a vinda do Messias, o julgamento de Deus, e a Sua criação do homem original.
No Novo Testamento, vemos a vinda do Messias proclamada com o soar da trombeta, uma continuação dos pensamentos apresentados no Velho Testamento. Lemos, por exemplo, o seguinte, no início de 1 Tessalonicenses 4:16: "Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus..."
Há muitas correlações destas entre o Velho e o Novo Testamento que nós, como crentes, podemos ver representadas na celebração de todas as festas bíblicas com as suas várias tradições judaicas. Desde Génesis ao Apocalipse Deus tem estado a revelar o Messias a quem tiver olhos para ver.
"Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1 Coríntios 15:51,52)
Que estejas inscrito no Livro da Vida! Shana Tova para todos os que nos lêem!
Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

Feliz Ano Novo!