quinta-feira, julho 24, 2008

OBAMA DESPEDE-SE DE ISRAEL


Eram 5 da manhã de hoje quando Barack Obama foi fazer a sua oração junto ao Muro Ocidental (Muro das Lamentações), tendo deixado um pequeno papel numa das ranhuras do muro (conforme muitos fazem), e lido um Salmo junto com o rabi responsável pelo Muro, Shmuel Rabinowitz.
Este foi o último evento da visita de Obama antes da sua saída para a Alemanha, onde será recebido por Angela Merkel.
Esta visita ao Muro estava marcada para ontem, ao fim do dia, mas devido à intensa agenda ficou adiada para esta manhã.
Barack Obama afirmou ainda junto ao Muro que "A América ama Israel e o povo judeu. Os EUA continuarão a apoiar a necessidade de segurança de Israel e serão um verdadeiro amigo de Israel."
O candidato a presidente da nação mais poderosa do mundo ouviu ainda da parte do rabi uma explicação acerca do significado histórico e religioso do local: "Expliquei-lhe como é que este lugar sagrado liga todo o judeu a todas as gerações passadas do Judaísmo." - informou o rabi.
Ontem mesmo Obama afirmou que, conquanto Jerusalém seja a capital de Israel, "compete às duas partes decidir o estatuto final da cidade".
Com tanta ambiguidade, ninguém sabe realmente de que lado este candidato está. Não é por acaso que uma grande percentagem de judeus não apoiam Barack Hussein Obama...
Shalom, Israel!

Sem comentários: