sábado, julho 05, 2008

CARRO ELÉCTRICO EM ISRAEL - A NOVA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA


O projecto do novo carro 100% eléctrico feito em Israel foi apresentado a uma comissão do congresso norte-americano esta semana na esperança de se conseguirem reunir investimentos para um projecto que poderia resolver problemas económicos causados pela constante subida do petróleo.
O empreendedor israelita Shai Agassi (Pereira, em português...), que tem feito equipa com um consórcio Renault/Nissan para a introdução em massa de carros eléctricos em Israel nos próximos anos, disse à comissão do congresso para a "energia independente" que investir nesta iniciativa israelita será benéfico para os EUA de várias formas:
Em primeiro lugar, a maior parte da infraestrutura para o projecto que irá requerer a construção de estações para troca de baterias por todo o território de Israel será construída nos EUA, daí criando empregos para os americanos.
Mais importante ainda é que se o projecto provar que é um sucesso em Israel, ele irá providenciar um modelo para uma utilização muito mais ampla de carros eléctricos nos EUA.
Agassi mencionou que operar um carro eléctrico custa cerca de 6 cêntimos americanos por milha, enquanto que um carro que funcione a gasolina custa cerca de 16 cêntimos americanos por milha.
Se este projecto funcionar e se tornar um êxito, fará com que Israel esteja - mais uma vez - na vanguarda do progresso tecnológico mundial, tornando-se um modelo para o resto do mundo. Não admira que Israel seja tão invejado...
Shalom, Israel!

1 comentário:

celso neto disse...

Tenho orgulho de Israel! gosto muito do blog, interesantíssimo......um abraço desde Lisboa.
celso neto