domingo, julho 06, 2008

GAZA REABRE APÓS 3 DIAS DE BLOQUEIO

Israel reabriu esta manhã 3 passagens para Gaza: Erez, Sufa e Nahal Oz. As mesmas tinham sido fechadas na passada Quinta-Feira, em resposta a um ataque com rockets Kassam.
Apesar desta boa vontade de Israel, as autoridades avisaram o Hamas que todo o atraso provocado pelo movimento terrorista para a troca de prisioneiros envolvendo a libertação do soldado israelita sequestrado há 2 anos, Gilad Schalit, poderá pôr em causa o acordo de cessar fogo mediado no mês passado pelo Egipto.
Este aviso é a resposta de Israel ao anúncio feito Sexta-Feira passada pelo Hamas de que suspenderia as conversações sobre a libertação de Schalit por Israel "não estar a cumprir o cessar-fogo."
Mas é obviamente o Hamas que está a violar o acordo, permitindo que continuem a ser disparados rockets contra Israel. Além disso, o "silêncio" acerca da libertação de Schalit - ou da entrega dos seus restos mortais - é um claro incumprimento do acordo feito no mês passado.
Isto não nos causa qualquer admiração, uma vez que até hoje nunca se viu os palestinianos cumprirem qualquer espécie de acordo com Israel...
Veremos como isto vai acabar, mas não antevemos grande sucesso. Israel tem demonstrado boa vontade, mas um acordo só funciona com o cumprimento de 2 partes, não só de uma...
Shalom, Israel!

Sem comentários: