quinta-feira, outubro 09, 2008

63% DOS JUDEUS JEJUAM NESTE DIA SAGRADO


Neste dia sagrado, o YOM KIPPUR - Dia da Expiação - cerca de dois terços dos judeus em Israel estarão jejuando, abstendo-se completamente de comer e beber até ao pôr-do-sol. Para a maioria este é ainda considerado um dia sagrado, enquanto que para a população secular este é apenas um "dia de descanso".
O Yom Kippur é um dia de "auto-exame", uma preparação para o Juízo Final, em que segundo a tradição judaica Deus decidirá quem fica ou não inscrito no Livro da Vida.
Apesar das diferenças de opinião, este é ainda considerado por todos o feriado Nº 1, mais importante que o Dia da Independência.
Segundo as recentes sondagens realizadas respeitantes à observação e significado desta celebração para o povo judeu, cerca de 59% dos inquiridos afirmou usar esta ocasião para um "auto-exame", enquanto que para 36% esta época não carrega nenhum significado especial. Três por cento afirmaram que esta ocasião os converte à religiosidade, enquanto que 2% afirmam temer a Deus durante a época festiva.
Interessante é o crescimento da percentagem da população jovem que se sente atraída pela tradição deste dia e que pratica também o exercício da auto-examinação que deverá levar ao arrependimento.
Segundo as palavras do profeta Jeremias, Deus deseja intimar com o Seu povo e ser conhecido por ele: "Buscar-me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o coração".
Que assim seja!
Shalom, Israel!

Sem comentários: