sexta-feira, outubro 17, 2008

MILHARES DE JUDEUS ASSISTEM À BÊNÇÃO SACERDOTAL


Milhares de judeus participaram ontem na bênção sacerdotal, conhecida como Birkat Cohanim, junto ao Muro Ocidental (Muro das Lamentações).
Os Cohanim - Levitas - são segundo se crê descendentes dos sacerdotes que serviam a Deus no primeiro e segundo Templo judaico antes da destruição dos mesmos, e realizam uma cerimónia de bênção anual ao povo judeu durante a Festa dos Tabernáculos (Succot).
Esta bênção surge inicialmente no quarto livro da Torah, o Livro de Números, e compôe-se de três frases, sendo por isso conhecida por "Bênção Tripla".
A Bênção é também o texto bíblico mais antigo encontrado em peças arqueológicas: pêndulos da sorte e camafeus com as três frases inscritas foram encontradas em sepulturas no vale de Hinom, fora da cidade velha de Jerusalém (a palavra hebraica para Inferno, Gehinom, significa literalmente: o "vale de Hinom", em português: o vale da Geena.)
A bênção é recitada todas as manhãs pelos Levitas nas sinagogas em Israel, enquanto que fora de Israel só é recitada nas festas.
Esta é a a bênção sacerdotal, que os cristãos chamam de "aarónica", uma vez que foi Aarão o primeiro sacerdote a proferi-la aos filhos de Israel:
"Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes:
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o Seu rosto, e te dê a paz.
Assim, porão o Meu Nome sobre os filhos de Israel, e Eu os abençoarei." (Números 6:23-27).
Assim seja!
Shalom, Israel!

Sem comentários: