terça-feira, outubro 14, 2008

A CALMA REGRESSOU À CIDADE DE ACRE


Após 4 dias de confrontos entre judeus e árabes na cidade nortenha de Acre, parece ter chegado uma certa acalmia desde Domingo passado.
Os confrontos prontamente divulgados na comunicação social - que não perdeu tempo em responsabilizar os judeus pelo início do conflito - começaram na Quarta-Feira passada quando um motorista árabe desrespeitou os acordos estabelecidos entre ambas as comunidades (judia e árabe) e conduziu o seu carro por um bairro judeu no início da celebração do Yom Kippur. Um grupo de jovens judeus testemunharam que temiam que se tratava de um ataque terrorista, uma vez que o carro se deslocava a grande velocidade, tendo por isso atacado o veículo com pedradas.
Falsos rumores de que o motorista árabe tinha sido morto pelos jovens judeus resultaram em amplas retaliações violentas por parte dos árabes, as quais foram por sua vez "respondidas" pelo população judaica de Acre.
Líderes locais judeus e árabes reuniram-se no Sábado até tarde na noite para tentarem acalmar a situação, tendo os árabes eventualmente concordado em condenar o motorista por estar a dirigir num bairro judeu durante o Yom Kippur, mesmo que ele não tenha tido uma intenção errada.
Apesar do que pareceu ser um final de reunião bem sucedido, foi mesmo assim necessária a presença da polícia até Domingo de manhã para acabar com a confusão.
54 pessoas foram presas e 14 ficaram feridas durante os 4 dias de revolta.
Desta vez pelo menos os árabes assumiram a responsabilidade. Num clima constante de tensão, basta um pequeno descuido destes para que uma fogueira se possa acender...
A realidade de Acre tem sido a de uma coexistência pacífica e próspera entre as duas comunidades. Esperamos que assim possa continuar...
Shalom, Israel!

Sem comentários: