terça-feira, outubro 21, 2008

FESTIVAL DE TEATRO ITALIANO HOMENAGEIA OS 60 ANOS DE ISRAEL


Várias produções teatrais israelitas vão ser apresentadas no Festival de Teatro Reggio Parma, honrando entre outros o escritor israelita A.B. Yehoshua.
Este famoso festival ligado às artes terá início a 23 de Outubro e irá incluir várias produções teatrais israelitas provenientes de diversos palcos, tais como o Teatro Gesher e o Teatro Habima, a companhia nacional de teatro israelita.
O festival focalizará diferentes perspectivas israelitas, honrando o 60º aniversário de Israel. As peças seleccionadas incluem "Momick", baseada na novela best-seller de David Grossman e adaptada pelo Teatro Gesher e ainda a peça do escritor sueco Lars Noren "Guerra", dirigida por Ilan Ronen.
"Pchuta", o show de uma-mulher-só interpretado por Miki Peleg-Rothstein, que ganhou o primeiro lugar no Festival de Teatro de Acre, está também no programa.
O Teatro Habima irá introduzir um trabalho em curso entitulado "A Terceira Geração", por Amit Epstein e Irena Zadoroch, bem como "Kolot" (Vozes), uma opera audio-visual que reúne um conjunto de música electrónica e vídeo preparado pelo guitarrista Yuval Avital.
O Teatro italiano Due irá apresentar "A Noite do Director", baseada numa peça escrita pelo autor israelita A.B. Yehoshua, e dirigida por Carmelo Rifici. A peça, que descreve eventos ocorridos numa noite de Maio anterior à Guerra dos Seis Dias foi previamente apresentada pelo Teatro de Haifa.
Yehoshua, cuja escrita tem sido alvo de muitos aplausos italianos, foi seleccionado para assistir à produção, após a qual irá dirigir um worshop onde se encontrará com os seus fãs.
Mais uma vez Israel mostra o seu valor nas artes do espectáculo. Não só o cinema, mas mais ainda o teatro israelita tem ultimamente conseguido uma projecção interessante, que esperemos possa continuar.
Shalom, Israel!

Sem comentários: