domingo, agosto 05, 2012

Governo de Israel anuncia revitalização do Rio Jordão, local em que Jesus foi baptizado por João Batista

O governo de Israel anunciou recentemente um projecto de revitalização do leito do Rio Jordão. Importante nos relatos bíblicos, principalmente por ser o local onde Jesus foi baptizado, o rio tem hoje apenas 5% do fluxo de água que tinha na época relatada nas Escrituras.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
Desde sua fundação em 1948, o Estado de Israel luta contra a falta de água, tendo no rio uma fonte importante para a sua sobrevivência. Agora, o governo informou pela Companhia de água e energia que hoje tem água em excesso, e pode dar-se ao luxo de parar de “sangrar” o Jordão.
O director da Autoridade de drenagem de South Jordan, Ramon Ben Ari, afirma que o objectivo á fazer com que o rio onde Jesus foi baptizado por João Batista, que tem parte do seu canal poluída ou assoreada, volte à sua antiga glória, relatada nas Sagradas Escrituras.
Explicando a situação actual do rio, Ben Ari, explica que em algumas áreas “pode-se facilmente caminhar até o outro lado” porque quase toda a água que alimenta o rio é desviada pela Síria, Jordânia e Israel, antes de ir para o sul.
A situação actual pode ser mudada porque agora os israelitas reutilizam 75% das águas pelo tratamento, reaproveitando e diminuindo o desperdício e, no próximo ano, 85% da água potável utilizada no país virá de usinas de dessalinização. Com isso, há mais água potável disponível, possibilitando revitalizar novamente os locais dos rios que estão a centenas de metros do seu leito com falta de água.
O ministro da Água e Energia, Uzi Landau, explicou que uma média de 150 milhões de metros cúbicos de água serão transferidos anualmente para o rio, do Mar da Galileia.
- Em dez anos, eliminaremos a nossa dívida com a natureza – afirma.
Além dos benefícios ambientais, a revitalização servirá também para fortalecer o turismo na região, visto que o Jordão é um local procurado por cristãos de todo o mundo, que querem ser baptizados no mesmo rio que Jesus.
Além da transferência de recursos hídricos do Mar da Galileia, o governo planeia gastar dezenas de milhões de dólares para limpar o Vale do Jordão e dar um impulso ao turismo com a instalação de acampamentos e pousadas ao longo de suas margens, e está construindo também uma planta de tratamento de resíduos no extremo sul do Mar da Galileia.
- Estes peregrinos gostam de organizar a sua viagem à Terra Santa para visitar as águas do rio Jordão. Quando o rio Jordão for revitalizado, ele irá influenciar directamente nas agendas de turismo e será incluído definitivamente no itinerário dos turistas – disse o ministro do Turismo, Stas Misezhnikov.
De acordo com o Noticias Cristianas, o esforço inclui também a recuperação de algumas áreas da margem sul do rio, que corre ao longo da fronteira entre a Jordânia e Israel, onde ainda existem minas terrestres remanescentes das duas guerras travadas entre os dois países.
Shalom, Israel!


Sem comentários: