sábado, novembro 24, 2012

ISRAEL ALIVIA RESTRIÇÕES NA FRONTEIRA DE GAZA APÓS O CESSAR FOGO


Em mais um gesto de boa vontade para com os palestinianos, e cumprindo o prometido no acordo assinado no Egipto para um cessar fogo com os terroristas do Hamas, Israel começou hoje a aliviar as restrições impostas aos habitantes de Gaza.
Israel ampliou assim o limite de pesca para os pescadores que moram na Faixa de Gaza, e permitirá que os agricultores que possuem terrenos cultivados perto da vedação que marca a fronteira os possam visitar e neles trabalhar.
Como "prova" da gratidão dos palestinianos, o Hamas já informou que não deixará de fabricar armas em Gaza nem impedirá o contrabando das mesmas para o território.
Segundo o chefe do politburo do movimento terrorista Hamas, Mousa Abu Marzook, "Estas armas protegeram-nos e não há forma de parar o seu fabrico e obtenção," - confirmou o terrorista, no seu gabinete nos arredores do Cairo.
A partir de Segunda-Feira Israel irá negociar indirectamente com o Hamas as formas de aliviar as restrições fronteiriças impostas por Israel e pelo Egipto no bloqueio a Gaza em Julho 2007, após a tomada do poder no território pelo Hamas. 
Hoje mesmo os pescadores palestinianos da Faixa de Gaza já puderam navegar até 6 milhas náuticas dentro do mar - o dobro do limite anterior. Segundo o líder da associação de pescadores locais, vários pescadores já aproveitaram a possibilidade para melhorar as suas pescarias: "Esta é uma oportunidade e uma chance para conseguir uma melhor apanha, apesar de ainda ser uma área limitada," - disse este representante dos cerca de 3.500 pescadores palestinianos da região.
Alguns residentes de Gaza confirmaram também que puderam entrar hoje sem qualquer receio numa "zona tampão" estabelecida por Israel no lado de Gaza, e onde podem agora cultivar as suas terras.
Israel tinha há vários anos estabelecido uma área de cerca de 300 metros de largura que não podia ser atravessada, de forma a prevenir "infiltrações" de terroristas de Gaza em território israelita.
Shalom, Israel!

Sem comentários: