sábado, janeiro 11, 2014

ARIEL SHARON - CAIU O "LEÃO" DE ISRAEL. "LUTOU ATÉ AO FIM"

Já não restava humanamente qualquer esperança para o grande lutador. Nas palavras da sua enfermeira, "Ele foi um herói. Lutou como um leão até ao fim".
O corpo de Ariel Sharon ficará amanhã exposto no parlamento israelita, na capital Jerusalém, para visita e homenagens públicas, e o funeral terá lugar na Segunda-Feira à tarde, na sua propriedade agrícola do deserto do Negueve, onde ficará sepultado junto da sua esposa Lily. 
Logo que o ex-primeiro ministro de Israel fechou os olhos durante a tarde de hoje, neste sábado dia de descanso judaico, o filho afirmou: "Está feito. Já se foi. Foi quando decidiu ir."
Terminou o sofrimento de 7 anos deste grande herói mítico de Israel. 
Sharon será sempre recordado pela sua bravura e insubmissão às ordens dos superiores durante as guerras de 48, 67 e 73. Como general, comandou as operações no Líbano e dirigiu a retirada dos judeus da Faixa de Gaza em 2005, poucos meses antes do AVc que o deixou em estado de coma vegetativo durante os últimos 7 anos.
No ano de 200 Ariel Sharon, como primeiro-ministro, subiu e percorreu o Monte do Templo, para grande desagrado dos palestinianos que se aproveitaram dessa situação perfeitamente legítima para dar início à segunda intifada.
Para os palestinianos, é um dia de alegria, pela "morte do tirano." 
Vários líderes mundiais já expressaram as suas condolências pela morte de Sharon, elogiando também o seu corajoso contributo para o processo de paz.
Entre eles destacam-se Barack e Michelle Obama, John Kerry, o secretário-geral da ONU Ban Ki-Moon, o primeiro-ministro inglês David Cameron, o presidente francês Francois Hollande, o primeiro-ministro do Canadá Stephen Harper, o presidente russo Vladimir Putin, e a chanceler alemã Angela Merkel.
Shalom, Israel!

Sem comentários: