quinta-feira, janeiro 16, 2014

REUNIÃO SURPRESA ENTRE NETANYAHU E O REI DA JORDÂNIA

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez esta manhã uma visita inesperada a Amman, capital da Jordânia, para se encontrar com o rei Abdullah II, rei da Jordânia.
O assunto da conversa entre os dois líderes foi as conversações de paz entre israelitas e palestinianos.
Na conclusão do encontro, o rei Abdullah urgiu Netanyahu a "agarrar a oportunidade" para conseguir um entendimento duradouro e compreensivo com os palestinianos.
Segundo Abdullah, o objectivo final é o estabelecimento de "um estado palestiniano viável e independente" com Jerusalém oriental como sua capital. O rei jordano salientou ainda que as negociações sobre o estatuto final palestiniano-israelita tocam em "altos interesses jordanos."
"São alta prioridade para nós" - afirmou o rei Abdullah ao primeiro-ministro israelita.
Este encontro entre os líderes da Jordânia e de Israel deu-se uma semana depois do encontro entre o rei e o líder da Autoridade Palestiniana.
A Jordânia mantém relações cordiais com Israel, depois que foi assinado um tratado de paz em 1994 entre as duas nações, sendo este o segundo acordo assinado com um país árabe. O outro foi feito com o Egipto, em 1979.
A Jordânia tem todo o interesse em acompanhar estas conversações, uma vez que faz fronteira com um possível estado palestiniano e tem no seu território o maior número de refugiados palestinianos fora do território de Israel. 
Shalom, Israel!


Sem comentários: