segunda-feira, janeiro 06, 2014

ISRAEL VENDE GÁS NATURAL AOS PALESTINIANOS

O primeiro contrato assinado por Israel para a concessão de gás natural extraído das gigantescas reservas offshore do "campo Leviathan" no Mar Mediterrâneo foi feito com a companhia palestiniana "Palestine Power Generating Company".
Este acordo assinado entre Israel e os palestinianos permitirá aos palestinianos o fornecimento de 1,2 biliões de dólares de gás natural para gerar electricidade de uma central a ser instalada perto de Jenin, nos território sob administração palestiniana.
O gigantesco reservatório de gás natural na costa israelita ao largo da cidade de Haifa, detido parcialmente pelas companhias israelitas "Delek Drilling", "Avner Oil" e "Gas and Ratio Oil Exploration", será explorado pela empresa americana "Noble Energy" e contém cerca de 550 biliões de metros cúbicos de gás natural. 
Ao longo dos próximos anos, e de acordo com o contrato agora assinado, serão vendidos à companhia palestiniana 4,75 biliões de metros cúbicos de gás natural.
Segundo os porta vozes israelitas que firmaram este acordo, estes acordos comerciais entre ambas as partes ajudarão à obtenção de um acordo de paz.
Segundo informações transmitidas ontem pelo canal de TV israelita "TV 2", o ministro da Energia de Israel teria viajado até à Jordânia para assinar um acordo de venda de gás natural ao reino hashemita, havendo também planos para exportar parte do gás natural para a Europa, através de condutas que passarão pela Jordânia, Turquia e Egipto, bem como pelos territórios sob administração palestiniana.
Shalom, Israel!

Sem comentários: